EA cancela e fecha jogos de Apex Legends
Não, não se trata do jogo principal para consolas e PC, esse Apex Legends continuará por tempo indefinido. Trata-se da versão Mobile que foi encerrada e também um novo projecto terá sido cancelado.
Os dias são difíceis para os jogos “live” ou com foco inteiramente online, como os chamados “jogos como serviço”. Vimos vários títulos neste segmento a serem reajustados ou até a desaparecerem, como foi o caso de vários jogos da Square Enix e Ubisoft. O mercado mobile, então, é extremamente volátil e sujeito a picos de procura e queda acentuadas, muitas vezes de uma forma abrupta.
Apex Legends Mobile é a mais recente vítima de fraca procura. O mercado está saturado destes shooters “bite-size” para smartphones e tablets, com especial destaque para o género “battle royale”. Apesar da boa recepção inicial, o jogo parece em declínio. Mesmo que ainda muitos jogadores o joguem, é preciso que comprem itens em jogo para justificar a sua continuidade. Talvez por causa de uma quebra na adesão, a EA decidiu encerrar o jogo no próximo dia 1 de Maio deste ano. De notar que não serão feitos quaisquer reembolsos de itens comprados em jogo.
Contudo, os ajustes no rumo desta franquia não ficam por aqui. Segundo o site Bloomberg, a EA cancelou também um novo título baseado nesta série, que juntaria também o universo de Titanfall, igualmente da produtora Respawn Entertainment. Segundo as fontes, seria um jogo a solo com nome de código Titanfall Legends, partilhando os dois universos.
Ao que parece, este projecto estaria nas mãos de Mohammad Alavi, que deixou o estúdio em 2022. Desde então, parece que os avanços no desenvolvimento ficaram algo estagnados. Das reportadas 50 pessoas associadas ao projecto, a EA deverá reintegrá-las noutros sectores e projectos. Ainda assim, será de esperar despedimentos e lay-off por falta de colocação.
Ontem mesmo vimos como Star Wars Jedi: Survivor tinha sido adiado. Com estas notícias, fica no ar a ideia que a Electronic Arts estará a reorientar o foco do seu estúdio Respawn Entertainment. As reestruturações não são fáceis e por vezes envolvem decisões difíceis. Contudo, também é conhecido o histórico de decisões de gestão algo duvidosas e até de estúdios fechados sem cerimónia no grupo EA.
Comentários