Embracer Group poderá vender Gearbox Software
Durante algum tempo, o Embracer Group andou a adquirir estúdios “como se não houvesse amanhã”. Um deles foi a Gearbox Software. Só que este “casamento” pode estar em vias de terminar.
No portfólio do Embracer Group está a gigante THQ Nordic, a Eidos Interactive, a Tripwire Interactive, a Saber Interactive, a 4A Games, a Iron Gate ou a Koch Media. No meio deste grupo gigante, a Gearbox trouxe importantes franquias e estúdios subsidiários, dando o seu contributo para a dimensão considerável do grupo neste meio.
É, contudo, conhecido que o Embracer Group está a passar por dificuldades. Depois da expansão, veio a contracção, encerrando vários estúdios e cancelando projectos. Um dos estúdios recentemente encerrados foi a Volition, que já estava sob alçada da Gearbox. Convenhamos que a empresa já não produz um novo título sonante há algum tempo, fincando por uma reedição e um filme que nunca mais aparece.
Segundo o site Bloomberg, o grupo Sueco está neste momento a estudar várias hipóteses para a viabilidade da Gearbox, sendo uma delas a venda do estúdio e das suas propriedades. Um comunicado interno aos funcionários deu ainda a entender que é até possível que o estúdio se torne independente. Por agora, “a Gearbox ainda faz parte da Embracer”.
Outras fontes indicam que várias entidades demonstraram interesse em adquirir a Gearbox, inclusive “grupos internacionais de gaming”, o que poderá indicar algum “tubarão” multi-nacional. Afastado, para já, estará algum possível encerramento, talvez porque este é um activo muito valioso para, simplesmente, se extinguir.
A empresa é muito apetecível, não apenas pela franquia Borderlands, mas também pela vasta experiência a trabalhar em séries reputadas, como Half-Life, Halo, Duke Nukem e várias outras. É também uma editora com alguns sucessos em carteira, publicando jogos como Bulletstorm, Remnant II ou Homeworld 3. Tem, com certeza, o seu valor no mercado e, bom, a Embracer precisa de capital para ultrapassar a actual crise.
Comentários