Erro de save na Xbox de Baldur’s Gate III ainda persiste
Se bem se lembram, a Microsoft Xbox ficou de lançar uma actualização de firmware para a Xbox Series X|S para corrigir um erro que apagava os savegames de Baldur’s Gate III. Ainda não foi corrigido, embora haja um novo “workaround”.
Muda o ano, o problema mantém-se, portanto. Obviamente, com as festividades e o fim de ano pelo meio, pouca gente trabalhou lá para o departamento de engenharia e software da Microsoft. Contudo, desde que o jogo foi lançado na Xbox (no mesmo dia do The Game Awards 2023), que o problema foi identificado. Embora existam já algumas formas de o evitar, a promessa é de uma actualização na consola para evitar o problema.
Temos a certeza que uma actualização com a correcção estará para breve na consola. Até lá, além dos passos para evitar o erro que já tínhamos mencionado no artigo original, há um novo processo que pode ajudar a evitar perder todos os saves. Para isso, os próprios Larian Studios oferecem mais um “workaround”, este um pouco mais trabalhoso mas, ainda assim, mais seguro. Eis os passos:
- Criem uma conta dos Larian Studios (neste link).
- No menu principal do jogo na consola, em “Gameplay”, escolham a opção “cross-save” que é a funcionalidade para salvar entre plataformas diferentes. Para isso, depois precisam ligar a vossa conta Larian à da Xbox (processo simples).
- Passam assim a ter os últimos 5 savegames sempre salvos na nuvem nos servidores da Larian. Contudo, tomem nota de não sair do jogos enquanto o sincronismo estiver a decorrer, ou seja, enquanto virem a mensagem “syncing cloud save”.
- Se o erro que apaga os savegames vos acontecer, bastar ir ao mesmo menu “Gameplay” e reactivar o “cross-save” para que o jogo sincronize com os servidores. Não se esqueçam, porém, que apenas os últimos 5 serão sincronizados.
Os Larian Studios prometem que nos próximos dias irão tratar de fazer este processo mais fluido e aumentar o número de saves que são enviados para a nuvem. Também a Microsoft promete que o tal update de “firmware” estará para breve, pelo que devem ficar atentos às actualizações da consola Xbox Series X|S.
Na nossa análise, dissemos que Baldur’s Gate III é uma óptima demonstração de que “é possível gerar expectativa coerente, ao mesmo tempo que se cria algo memorável com o devido tempo e dedicação, obtendo ajuda da massa de fãs, sendo ainda devidamente transparentes no seu processo.” Esta é uma boa demonstração de como o estúdio está empenhado neste jogo em qualquer plataforma.
Comentários