ESA anuncia o fim do evento E3

e3-entrance1

A organização deste que já foi o maior evento desta indústria, já tinha confirmado que a E3 como a conhecemos já não deveria voltar, perdendo o seu habitual espaço em Los Angeles. Entretanto, a ESA tomou a decisão de a cancelar definitivamente.

A E3 2023 já tinha sido cancelada. As edições de 2020 e 2022 também. A edição de 2021 foi inteiramente digital mas pouco interessante. Desde há algum tempo que haviam sérias dúvidas se haveria uma E3 2024. Este é um sintoma mais evidente de uma clara tendência desta indústria de prescindir de eventos presenciais de grande envergadura, preferindo eventos mais confinados e digitais.

A Electronic Entertainment Expo já estava a perder tracção deste há alguns anos, com algumas grandes empresas como a PlayStation, Electronic Arts e várias outras a preferir não marcar presença. Por isso, a decisão de cancelar definitivamente o evento parecia quase inevitável. É bem possível que a ESA ainda venda a marca E3 para quem queira, ainda assim, tentar pegar no evento mas, por agora, não há conversações nesse sentido.

Dá alguma pena ver um evento tão grande simplesmente definhar lentamente e agora desaparecer. Recordaremos para sempre muitos eventos únicos que aconteceram na E3, entre grandes anúncios, as revelações grandiosas, as surpresas inesperadas. Perde-se, de facto, um marco da história dos videojogos. Mas, claramente, os tempos são outros.

Comentários

Comentários