Estúdio de Casey Hudson encerrado com projecto cancelado
Talvez não conheçam o estúdio Humanoid Origin. Talvez até nem se recordem de quem é Casey Hudson. Contudo, recordamos que em tempos Hudson foi um dos mais aclamados directores da Bioware, mentor da série Mass Effect.
Quando um jogo corre mal, um estúdio é encerrado, uma equipa é despedida, é este o actual panorama desta indústria. Contudo, para a Humanoid Origin nem sequer houve oportunidade de falhar um lançamento. Hudson deixou uma primeira vez a Bioware em 2014, numa saída “em alta” depois de entregar a trilogia original de Mass Effect. A produtora haveria de cair em desgraça com flops técnicos consideráveis e o produtor regressou, qual “redentor” para tentar recuperá-la dos recentes fracassos. Infelizmente, nem o seu “poder” foi suficiente e Hudson acabaria por abandonar em definitivo a Bioware para formar o seu próprio estúdio.
Esse estúdio foi, então, esta Humanoid Origin, empenhada em criar um novo jogo totalmente novo de ficção-científica, aparentemente com ambições gigantes. A esperança dos fãs era que a visão original de Mass Effect fosse eventualmente reavivada para algo de igual ou superior brilho. Infelizmente, deste projecto pouco ou nada viemos a saber e, por mais que o produtor fosse tão conhecido, parece que mais ninguém se convenceu do que estaria a ser projectado. O anúncio do seu fim, entretanto, chegou nas redes sociais.
Disse Hudson que esse tal jogo ambicioso foi cancelado por falta de financiamento. Com esse cancelamento, também a sua produtora tinha de ser encerrada, sem entregar qualquer ideia, conceito ou título do que estaria a projectar. Ou seja, desde que foi formada, a produtora não conseguiu sequer apresentar as suas ideias ao público, resultando num literal vácuo criativo. Falta de financiamento pode ser a causa mas nunca vamos saber se a ideia é válida.
Casey Hudson não falou ainda do seu futuro. É bem possível que até volte uma vez mais à Bioware (porque não?). A questão é que há mais um conjunto de desempregados nesta indústria que desde há uns anos já vai nas largas dezenas de milhar de despedidos por restruturações, cancelamentos e encerramentos.
Comentários