Estúdio de The Day Before encerra portas
Com uma recepção absolutamente deplorável, num jogo que falhou completamente em entregar o que prometia, a Fntastic não resistiu à crítica de The Day Before e a equipa decidiu fechar o estúdio.
Em apenas quatro dias, um dos jogos mais desejado no Steam, passou a ser um dos mais odiados. A produção foi atribulada, com processos judiciais, trailers desapontantes, acusações de fraude e algumas garantias algo inacreditáveis. Como demos conta, no lançamento o jogo tinha já meta-análises muito negativas no Steam o que levou ao que a produção diz ter “falhado financeiramente”, fazendo com que a produção ficasse sem dinheiro para continuar.
Apesar da garantia que a produção “investiu todos os esforços, recursos, horas de trabalho” na produção deste título, querendo lançar “actualizações para revelar o verdadeiro potencial do jogo”, a falta de fundos não o tornou possível. Como o jogo não teve pré-encomendas ou angariação de fundos, todo o lucro ganho será usado para pagar dívidas do estúdio.
Official statement. #fntastic #thedaybefore #propnight pic.twitter.com/AKcRHeIaIW
— Fntastic (@FntasticHQ) December 11, 2023
Assim, ao invés de simplesmente cancelar o jogo, decidiram mesmo encerrar o estúdio, dizendo que o futuro dos servidores que suportam The Day Before e Propnight (um jogo anterior da sua produção) é incerto. Para já, o jogo já foi removido das vendas no Steam, sem deixar grandes saudades. Quem já tinha o jogo ficará com ele na biblioteca mas não será possível comprá-lo doravante… e porque é que o fariam?
Obviamente, a decisão de encerrar todo um estúdio soa a algo radical. Todavia, depois de acusações de “promessas demasiado elevadas” e até de “fraude”, a equipa poderá ter chegado à conclusão que simplesmente não tem o que é preciso para sobreviver ao escrutínio dos jogadores, provavelmente concluindo que jamais conseguiriam entregar o jogo que publicitaram. E, sejamos claro, qualquer jogo que fizessem no futuro sofreria também com este escrutínio.
Comentários