Estúdio de Tomb Raider anuncia despedimentos
Embora a Crystal Dynamics tenha dito que as recentes mexidas de projectos do Embracer Group não afectavam o estúdio, os cortes também chegaram ao estúdio responsável pela série Tomb Raider.
Os dias estão bastante turbulentos para os lados do grupo Embracer. Depois de uma enorme onda de aquisições de estúdios e franquias, o “apertar do cinto” levou a cancelamentos de projectos e até a reestruturações e encerramento de estúdios. Apesar de Tomb Raider ser uma franquia de peso, o recent flop de Marvel’s Avengers também terá contribuído para este mau momento do grupo.
Neste caso, são dez funcionários despedidos, o que numa empresa composta por cerca de 270 elementos pode não parecer muito. Contudo, nunca são boas notícias e criam um clima de suspeição quanto à estabilidade da empresa. Neste caso, um pertence à informática e nove deles são do sector de marketing, o que pode dizer qualquer coisa quanto a prioridades. Se calhar o marketing agora não é relevante.
A promessa da Crystal Dynamics é que estes despedimentos não influenciarão a continuidade dos seus actuais projectos, Perfect Dark (em conjunto com a subsidiária The Initiative) e o próximo Tomb Raider (em colaboração com a Amazon Games).
Para esta e tantas outras empresas, este é um momento crítico, com os seus próximos jogos a tornarem-se críticos, autênticas “boias de salvação” ou último suspiro. Neste caso, não sabemos o estado geral da produtora mas o grupo que a adquiriu não está bem. Se não houver nada produtivo em breve, é bem possível que mais despedimentos aconteçam. Ou então que a Crystal Dynamics seja colocada no mercado como aconteceu com a Gearbox. Dias difíceis, portanto.
Comentários