Exclusivos Xbox podem estar a caminho da PlayStation

playstation-xbox

A notícia foi lançada subtilmente neste fim de semana e subitamente foi destacada em quase todos os fóruns e comunidades. Ao que parece, alguns jogos Xbox até agora exclusivos desta plataforma podem ter um lançamento na PlayStation.

Como assim? Bom, não é inédito que jogos de produção interna da Microsoft também estejam disponíveis na PlayStation. É o caso de The Elder Scrolls Online ou Minecraft, dois dos exemplos que mais rapidamente recordarão. Contudo, dada as recentes rivalidades mais acesas a nível de exclusivos, aquisições de estúdios e jogos de bastidores, jogos que anteriormente eram lançados multiplataforma, como The Elder Scrolls VI e outros, foram prontamente apontados como exclusivos Xbox, apesar do histórico multi-plataforma destas franquias.

O caso mais recente é o de Starfield, desde cedo confirmado apenas para PC e Xbox Series X|S mas que até à última hora, os fãs tinham esperança que pudesse um dia chegar também à PlayStation 5. O jogo nunca foi confirmado na PlayStation desde que foi anunciado mas os fãs da Bethesda nem podiam imaginar que o RPG espacial não estava mesmo previsto para a PlayStation. Bom, o jogo até nem foi o “colosso” que se esperava. Mas, parece que esta esperança pode muito bem ser compensada.

Avança o site The Verge que o próximo jogo de Indiana Jones and the Great Circle pode muito bem ser lançado também na PS5. Por outro lado, continua o site, há “uma nova abordagem multi-plataforma para determinados jogos dentro da Microsoft”, incluindo mesmo a possibilidade lançar alguns títulos também na Nintendo Switch. Indiana Jones seria o primeiro desta nova era de abertura mas não o único. Aparentemente, estará nos planos da Microsoft também um possível lançamento de Hi-Fi Rush, Sea of Thieves ou das séries lendárias Halo e Gears of War na consola rival.

E, sim, parece que Starfield pode também estar nos planos. Neste caso, é o site XboxEra que avança essa possibilidade, que alega que várias fontes dão como certa a inclusão de um port para PS5 nos planos futuros desta produção. Se isso vier a acontecer, só será depois do lançamento da expansão Shattered Space que deverá chegar até ao final deste ano (se tudo correr bem).

Será mesmo verdade? No final do ano passado, as palavras do director financeiro da Xbox Tim Stuart, ressoaram nos ouvidos da comunidade. O executivo terá dito que “as empresas terceiras” quereriam trazer o conteúdo da Xbox e os seus serviços de subscrição para as suas próprias plataformas, até os “concorrentes no passado, como a PlayStation e Nintendo”. Na altura, as suas palavras foram depois desvalorizadas mas agora voltam a fazer algum sentido.

Será mesmo que um dia teremos jogos Xbox a correr na PlayStation? Então e o contrário? Uma coisa é certa, os jogos exclusivos só dividem a comunidade e criam fossos de conteúdo evidente. Nem todos podem ter todas as consolas para jogar os melhores jogos de cada uma. O PC continua a ser a plataforma mais homogénea mas conta com atrasos substanciais, ports apressados e nem todos os jogos lá chegam. Por outro lado, isto é tudo uma questão financeira e é óbvio que as produtoras e editoras querem sempre os seus jogos nas plataformas mais populares a facturarem o mais possível.

Comentários

Comentários