Expansão de Cyberpunk 2077 não será gratuita

Cyberpunk2077 (11)

Tal como aconteceu com as duas enormes expansões de The Witcher III, também a única expansão planeada para Cyberpunk 2077, a já anunciada Phantom Liberty será paga em separado do jogo.

Se for algo próximo de Hearthstone ou Blood and Wine para o jogo de Geralt, esta próxima expansão para o jogo futurista poderá ser quase como um novo jogo, talvez não tão extensa como o título base mas, ainda assim, com várias horas adicionais. Por outro lado, sabemos que irá adicionar novos locais e personagens, além de novo equipamento e outras novidades.

Por tudo isto, pelo trabalho que a produtora CD Projekt RED terá para criar algo significativo depois do “flop” técnico que o jogo foi inicialmente, não poderia ser algo gratuito. Contudo, nas últimas semanas, entre rumores e especulação, houve quem defendesse que, para “compensar” os jogadores, a produtora poderia lançar a expansão gratuitamente.

Por outro lado, a produtora prometeu lançar alguns “DLCs gratuitos” o que pode ter induzido muita gente em erro. Estes DLCs, são pequenos “add-ons” para o jogo, como skins alternativas, missões adicionais, mini-jogos, novas armas ou algo do género. Em Agosto de 2021 e mais recentemente com a série de TV Edgerunners, foram lançados alguns, listados nesta página oficial. Estes itens não são, de todo, tão elaborados como uma expansão de história.

Ao site GamesRadar, o director de relações públicas da CDPR Radek Grabowski desfez todas as dúvidas. A expansão “Phantom Liberty” será mesmo paga em separado do jogo-base. Ainda não há um preço associado mas, diz Grabowski, as expansões “são tradicionalmente mais baratas que jogos completos”. Por outras palavras, não terão de “recomprar” Cyberpunk 2077. Mas é possível que haja uma reedição na mesma altura, já com a expansão incluída.

Pagar por esta expansão é perfeitamente compreensível. Até porque a produtora precisa recuperar o investimento, tanto nas inúmeras correcções do jogo-base, como na produção desta expansão. E ainda tem de olhar para o futuro, já que a sequela deste jogo e os próximos The Witcher não se pagam sozinhos.

Comentários

Comentários