FIFA anuncia parceria com a Konami para os eSports
Quem diria? Durante anos, a Konami foi a grande rival da série EA Sports FIFA Football com os jogos Winning Eleven, Pro Evolution Soccer e eFootball. Agora, a FIFA e a produtora nipónica acertaram uma parceria improvável.
Era mais ou menos expectável que a FIFA arranjasse um novo estúdio para trabalhar na sua licença. Afinal, a sua intenção quando findou o contrato com a Electronic Arts era de trabalhar com “outros estúdios“. Convenhamos, por outro lado, que também não há muitos estúdios e franquias que possa estar à altura do que já foi feito nos anos em que a licença esteve nas mãos da EA. Ainda assim, é algo que nunca esperámos dizer: O próximo título oficial com a marca FIFA Football será da Konami…
Antes que comecem por aí a fazer memes com um possível “Konami FIFA”, porém, parece que não haverão assim tantas reviravoltas. O novo acordo visa apostar nos eSports, com o actual jogo “free-to-play” eFootball a servir de anfitrião para os dois próximos campeonatos do mundo digitais, um torneio para consolas e outro para mobile. Ou seja, por agora, eFootball continua como está, apenas recebe uma competição oficial da FIFA.
Nesta competição chamada de FIFAe World Cup 2024, 18 países disputarão o título, incluindo Portugal e Brasil, encontrando entre eles os seus representantes para disputar uma final mundial. Para isso, terão três rondas de qualificação no modo Dream Team de eFootball, o primeiro contra a IA, o segundo com um evento de desafio e o terceiro em modo de duelo. Mais detalhes poderão ser encontrados no site oficial.
Contudo, esta pode muito bem ser apenas uma primeira instância de parceria. É muito possível que, simplesmente, a FIFA decida tornar a Konami a sua produtora dos próximos títulos oficiais da marca, numa tentativa de revitalização da franquia agora adormecida. Durante anos os EA Sports FIFA foram ganhando notoriedade, tornando-se líderes exactamente porque PES/eFootball perderam tracção. Agora, pode ser que se dê um autêntico “pinote” neste tipo de jogos. Cá estaremos para ver.
Comentários