FTC perde acção judicial contra negócio Activision + Microsoft

ActivisionMicrosoft0

O negócio de compra da Activision pela Microsoft acabou de receber uma das melhores notícias possíveis. A acção judicial da Federal Trade Commission nos EUA foi rejeitada pelo Tribunal de São Francisco.

Não é uma “luz verde” ainda, mais uma “luz ao fundo do túnel”, algo que a Microsoft desesperava ver, especialmente depois do chumbo dado pela Competition and Markets Authority (CMA) no Reino Unido. A maioria dos analistas achava que o negócio também seria chumbado nos EUA, o que poderia torná-lo inviável para a Microsoft. Assim não sucedeu.

No rigot, a FTC continua a opor-se ao negócio mas, legalmente, a providência cautelar que queria mover, algo para parar o processo complementamente, foi rejeitada. Ainda pode acontecer que outras jurisdições legais possam tentar impedir o negócio, contudo, há um aqui um precedente legal e isso poderá influenciar outras decisões.

Aliás, este precedente legal nos EUA pode mesmo influenciar a decisão da CMA no Reino Unido. Essa é, aliás, a posição do presidente da Microsoft, Brad Smith. “Depois da decisão de hoje nos EUA”, disse Smith, “voltamos a atenção para o Reino Unido. Discordamos veementemente das preocupações da CMA e estamos a considerar como a transacção será modificada para abordar essas preocupações de forma a que seja aceitável para a CMA”. 

Com a aprovação da Comissão Europeia, China e outros países, alguns com condições pré-acordadas, só mesmo os EUA e Reino Unido faziam finca-pé para evitar a consolidação do negócio. Sem estes entraves, nada agora impede da Activision Blizzard tornar-se definitivamente uma empresa Microsoft. É uma questão de dias, pelos vistos.

Comentários

Comentários