GOG apresenta programa de preservação de jogos clássicos
O novo GOG Preservation Program da CD Projekt pode ser a resposta que muitos procuravam para uma clara degradação nas intenções de manter um acervo de jogos clássicos acessíveis aos jogadores.
Basicamente, a CDPR quer criar uma forma de preservar os jogos clássicos através da sua plataforma GOG, garantindo que não se perdem no tempo por se tornarem obsoletos ou incompatíveis. Só no arranque, este programa conta já com uma centena de jogos foi qualificado para entrar no programa de protecção, passando por testes de qualidade e garantia que correm em sistemas modernos. Se passarem, recebem o selo do programa e a GOG garante que se manterão disponíveis indefinidamente e, melhor ainda, sem sistemas de protecção avançada, o infame DRM.
Este programa é, no fundo, uma continuidade do que o GOG, que significa “Good Old Games” ou “Bons Velhos Jogos”, já tem vindo a fazer desde que foi formado para editora Polaca. Desde sempre que os jogos mais antigos, alguns a correr em sistemas operativos bem antigos como o Windows XP, podem correr em PCs modernos, seja por conversão, seja via emulação. Em alguns casos, a CDP consegue mesmo melhorar as prestações de alguns jogos, corrigindo mesmo alguns erros de longa data.
Este novo programa é, no fundo, uma melhor oficialização desse trabalho silencioso mas tão precioso para manter um devido legado na história dos videojogos. É um notório contraste da tendência moderna da maioria das produtoras e editoras, especialmente as de maior envergadura, que parecem focadas em apenas lançar novos jogos ao invés de garantir que a História não se perde.
Comentários