GSC Game World alega que foi atacada por hackers Russos

CHEEKIBREEKI2

Não se admirem que nos próximos dias comecem a ver vídeos e imagens de S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chornobyl por aí. A GSC Game World alega que o jogo foi furtado depois de ataques informáticos.

Não é a primeira vez que a produtora Ucraniana se vê a braços com ataques de pirata e fugas de informação. Embora a produção se tenha mudado parcialmente para a República Checa, embora o jogo esteja tecnicamente banido na Rússia com o site oficial bloqueado, a produtora foi sempre muito vocal no seu activismo em defesa do seu país e alvo de alguma ira Russa. Por isso, tem vindo a atrair atenção, nem sempre a mais desejável.

Desta vez, a GSC alega que um grupo de hackers Russos invadiu os seus servidores e roubou versões de testes do jogo. Não contentes com isso, decidiram espalhar essas versões pela internet, obviamente por canais obscuros. Logicamente, a questão não é apenas que o jogo surja online antes do tempo de forma ilícita mas também que estará num estado pouco polido e pouco representativo da qualidade pretendida.

Diz o estúdio que a “vulnerabilidade já foi detectada” e aparentemente mitigada. Contudo, parece que este ataque já aconteceu em Março e só agora teve repercussões. A GSC afirma que este grupo de hackers Russo em particular, tem atacado a empresa continuamente desde há ano e meio. Infelizmente, não deverá ser a última agressão dos hackers à GSC.

Aquilo que a equipa de produção pede agora aos fãs e à comunidade é que “não vejam nem partilhem material do jogo vazado”. Considerando que só por vias ilícitas é que o poderão visionar, já que tudo o que aparecer nos canais normais será apagado, é bem possível que se previnam mais repercussões.

S.T.A.L.K.E.R. 2 – Heart of Chornobyl está previsto para a segunda metade de 2023. Será um exclusivo temporário para Xbox Series X|S e PC, sendo também lançado no Xbox Game Pass no mesmo dia.

Comentários

Comentários