Half Life 3 não será um jogo VR
Notaram a subtileza? Colocámos um título quase, quase casual… não fosse falar de um dos jogos mais esperados no mundo dos videojogos. Half Life 3 há muito que gera mitos, notícias desvirtuadas e falsidades. Agora, como se nada fosse, a Valve, nem confirma, nem desmente que o projecto existe, mas informa que este não pertence ao portfólio de jogos VR.
Então podemos dizer que o Half Life 3 foi confirmado? Nem por isso.
A notícia foi avançada pelo site VG247. Na conferência de ontem da Valve durante a EGX em Birmingham no Reino Unido, Chet Faliszeck, argumentista interino da empresa da válvula, respondeu a diversas perguntas da audiência. Logicamente, alguém perguntou por este jogo. A pergunta foi se Half Life 3 seria um jogo VR, ou seja, se estaria preparado para as tecnologias de realidade virtual dos óculos VR a serem actualmente produzidos.
A resposta de Faliszeck foi um categórico “Não!”. Depois continuou a falar de outras características da realidade virtual, até que o mesmo membro da audiência insistiu com a pergunta. Novamente, Faliszeck respondeu negativamente com um “Já disse que não!”. Apesar de nada mais ter sido dito, a resposta colocou os fãs em estado de alerta. Isto porque, regra geral, as respostas a perguntas sobre HL3 costumam ser mais ou menos em volta do “não comentário” ou do silêncio.
Dá que pensar se HL3 está em produção e não será incluído no portfólio VR da Valve ou se, simplesmente, não existe ainda e não será incluído nos projectos imediatos. Outro grande jogo da produção da Valve, Portal já foi comentado como estando incluídos neste mesmo portfólio, por exemplo, abrindo portas para um potencial Portal 3. Também o novo motor gráfico Source 2 foi lançado há relativamente pouco tempo, alimentando os rumores que HL3 estaria mais próximo.
Certezas, ainda não é desta que teremos. As respostas de Faliszeck podem ser interpretadas como quisermos. Para alguns fãs são afirmações positivas que o jogo, apenas em conceito ou já numa fase mais avançada, está algures em produção, num qualquer cofre-forte da Valve. Mas, se calhar, são só respostas de um orador aborrecido e que em todas as conferências recebe a mesma pergunta.
Comentários