Helldivers II vai obrigar a ligar contas PlayStation Network no PC
Se o jogam no PC, é normal esquecerem-se que Helldivers II é um jogo editado pela Sony Interactive Entertainment. Ligar uma conta PlayStation Network para a versão PC via Steam até era opcional… mas, não por muito tempo.
Embora esteja nas opções da versão PC via menu, ligar uma conta PSN, de facto nunca pareceu essencial. Já passaram uns meses desde o lançamento, pelo que talvez nem se lembrem que isso era pedido no arranque. Quem o fez, também não teve grande vantagem, até porque o “cross-play” com a PS5 faz-se na mesma e não existe “cross-progression” que justificasse um cruzamento de dados com a rede da PlayStation e Steam.
Contudo, essa “opção” vai em breve passar a “obrigação”. Diz a Sony que o motivo desta exigência se prende com a moderação dos jogadores, protegendo-o de “griefing e abusos, permitindo banir jogadores que o façam, assim como o direito a jogadores banidos de apelar”. Pelos vistos, isso só é possível via PSN e a Sony quer garantir que tem os mecanismos para o executar.
Por isso, a partir de 6 de Maio, os novos jogadores de Helldivers II no Steam terão de ligar uma conta PlayStation Network ao jogo ou criar uma para o efeito. E a 30 de Maio todos os actuais jogadores terão de fazer o mesmo, obrigados a fazer login na PSN antes de jogar. Este período de adaptação terminará a 4 de Junho, altura em que não fica claro o que acontecerá mas, provavelmente, os jogadores não conseguirão mais jogar no PC se não fizerem esta ligação.
Para todos os efeitos, este requisito figurou sempre na descrição do jogo. Apenas foi suspenso por agora “por motivos técnicos”. A Sony chamou a este tempo um “período de graça” que agora termina. Obviamente, os jogadores do PC não estão contentes com esta obrigatoriedade, principalmente por causa de algumas restrições regionais existentes na PSN que inibem, por exemplo, escolher uma região diferente (via VPN, por exemplo) para jogar com amigos. Certamente ouviremos mais sobre esta situação nas próximas semanas.
Comentários