Insólito – Inteligência Artificial faz batota no Xadrez… e perde!
Porque as pessoas talvez nunca se tenham apercebido que podem conversar com seres humanos, andam doidas por conversar com Inteligências Artificiais. Evitem só jogar xadrez com elas.
Tudo aconteceu quando alguém decidiu desafiar o motor de jogo Stockfish com a IA do popular ChatGPT. Embora este último tenha sido desenvolvido para gerar conversações sintéticas, é possível solicitar várias outras interacções como, por exemplo, receitas de culinária, rimas e, claro, movimentos de jogo num tabuleiro de xadrez.
Seria de esperar que uma Inteligência Artificial se aguentasse bem contra um motor de jogo que só sabe mesmo jogar xadrez, mesmo sendo considerado o motor de jogo mais avançado de sempre neste jogo. Afinal, o ChatGPT tem acesso a milhões de fontes de informação que deverão incluir jogadas de campeões de xadrez e as melhores estratégias. Mas, não foi bem isso que aconteceu:
Segundo um utilizador no Reddit, o ChatGPT falhou deploravelmente a jogar, começando por tentar várias vezes fazer batota com movimentos impossíveis e acabando por perder com jogadas ingénuas. Foi mesmo humilhado pelo (tecnicamente) mais limitado Stockfish. A explicação para isto é até relativamente simples.
Apesar de ter acesso óbvio às regras e limitações do jogo, o ChatGPT não tem capacidade e “ler” o tabuleiro ou de entender a sua lógica de jogo. Provavelmente também não entende o conceito de “batota”, apenas entende que pode mover as peças para espaços vazios dentro de alguns limites de movimento. Mesmo para humanos, jogar xadrez requer um intelecto acima da média, com uma enorme capacidade estratégica.
E, calma! Não pensem que podem já ir a correr festejar a “vitória” moral da Humanidade contra a inteligência artificial. Esta derrota não passou de um mero ensaio para o ChatGPT nos milhões de cálculos de aprendizagem que processa diariamente. Daqui a uns tempos voltaremos a ouvir falar de uma nova partida e talvez o desfecho seja algo diferente.
Comentários