Insólito – Não é a NetEase que quer processar a Blizzard
Anteontem, demos conta de como, supostamente, a NetEase queria processar a Blizzard. A notícia correu o mundo e parecia mais uma disputa entre empresas. Contudo, o sistema judicial Chinês enganou-se.
Recordamos que esta notícia surgiu mesmo dos média Chineses, dando como confirmado que a gigante de entretenimento Chinesa queria uma indemnização de 40 milhões de euros por supostos “danos” provocados pelo fim da parceria com a Blizzard em Janeiro passado.
De facto, deu entrada num tribunal de Xangai um processo judicial contra a Blizzard. De facto, as exigências são mesmo de 300 milhões de Yuan (cerca de 39,4 milhões de Euros) por várias acusações, incluindo o adiantamento financeiro de projectos cancelados pela produtora e editora. Contudo, não é a NetEase que está por detrás desta acusação.
Apesar de nos cabeçalhos dos comunicados online hajam várias menções à gigante Chinesa, na verdade este processo foi levantado por um homem zangado que está a processar a empresa Norte-Americana. Chama-se Yang Jun que, por alguma motivo, conseguiu incluiur a NetEase como parte litigante do seu processo contra a Blizzard e uma outra empresa parceira, agora encerrada, The9.
Esta associação indevida foi o que levou ao lapso do sistema judicial Chinês e a consequente cobertura da imprensa Chinesa (e Ocidental). Todas as partes assumiram que era a própria NetEase a lançar este processo. Não era. Yang Jun é, aliás, um conhecido charlatão, repetente a lançar processos milionários contra grandes corporações. É inclusive noticiado que no passado também já tinha tentado processar a própria NetEase.
Por causa deste esclarecimento, os documentos relativos ao processo tiveram de ser actualizados de modo a reflectir correctamente os nomes das partes do processo, incluindo o litigante. O nome da NetEase foi até removido de todas as menções. Fica bem claro agora, que Jun é um oportunista em busca de uma “golpada”, usando os média como motor da sua campanha de litígios sensacionalistas.
Como já tínhamos avançado, a Blizzard não tinha recebido qualquer notificação de processos judiciais. Agora, tudo leva a crer que, mesmo que seja notificada, a empresa não corre grande risco. Como todos os outros processos deste senhor, a “golpada” parece ter falhado. A empresa mantém que as suas relações com a NetEase e com o mercado Chinês são cordiais. Bom, talvez não com este Sr. Jun…
Comentários