Insólito – Próximo hardware da Nintendo é… um relógio

NintendoAlarmo (2)

Já estamos tão habituados aos pequenos “quirks” vindos da Terra do Sol Nascente que, quando ouvimos falar de algo insólito, só sorrimos. É o caso do recente anúncio da Nintendo do Nintendo Sound Clock: Alarmo.

Não, nada de Nintendo Switch 2. Ou a Nintendo tem um bom sentido de humor ou não está muito interessada em satisfazer a curiosidade dos seus fãs. Por agora, terão de se contentar com um relógio de cabeceira com despertador devidamente licenciado. Inclui detecção de movimentos para reagir a algumas acções e tendo um painel animado com 35 cenas inspiradas em cinco jogos, Super Mario Odyssey, The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Splatoon 3, Pikmin 4 e Ring Fit Adventure.

De facto, acordar de manhã com recurso a uma alarme por ser uma tortura para alguns e este relógio até pode atenuar isso. Acordar ao som de Mario e Peach no Reino Cogumelo é capaz de ser bem melhor que um “beep” estridente. Mas, lá está, estes sons associados a jogos também podem piorar a situação por potenciar ainda mais a frustração de acordar cedo. Tudo depende do estado de espírito. Mas, se calhar, não arremessem este relógio quando estiverem irados.

É que o relógio até faz mais que apenas dar horas e despertar. No seu software, é também possível consultar um histórico de movimentos nocturnos, o que poderá ser até útil para monitorizar o sono ou perturbador se pensarmos que o relógio nos está a observar pacientemente durante a noite. É também possível alterar os modos de despertar, entre algo suave que se torna mais intenso ou igualmente contínuo. Ou seja, pode ser tão delicado como um passarito a cantar na janela ou tão estridente como uma mãe irada porque estamos atrasados para o autocarro.

Para fazer “snooze” ou adiar o alarme, nada como gesticular para o relógio, com gestos predefinidos com a tal detecção de movimento. Felizmente, poderão simplesmente carregar num botão para o efeito porque, acreditamos, sonolentos queremos tudo menos gesticular enfaticamente para calar o alarme. Se a dificuldade é mesmo dormir, então nada como “sons de ninar” (não estamos a gozar é mesmo assim que está na nota à imprensa), que permite tocar músicas e sons relaxantes na hora de dormir. Há até a hipótese de expandir esta funcionalidade com futuros novos temas.

Sejamos claros, isto é um item bastante interessante para fãs e coleccionadores da Nintendo. É também uma óptima compra para miúdos (e graúdos) que procurem uma forma divertida de tornar o sono mais simpático. E até é possível que seja usado para fins terapêuticos. O que torna este anúncio insólito é só o facto de ser um produto licenciado da Nintendo que a marca faz imensa publicidade, quase como se de uma nova consola se tratasse. E, convenhamos, o que queríamos mesmo saber era notícias da Switch 2.

O Nintendo Sound Clock: Alarmo será lançado em meados de Janeiro de 2025, com um preço anunciado de 100$ Dólares, não tendo sido ainda adiantado o preço por cá em Euros. Também ainda não é possível fazer ainda a pré-encomenda, mas a Nintendo Portugal confirma que será possível fazê-lo ainda esta semana na Nintendo Store (via subscrição Nintendo Switch Online).

Comentários

Comentários