Lançamento de Final Fantasy XVI no PC foi desastroso
A Square Enix não parece atinar muito com o mercado do PC. Seria de esperar que o relativo sucesso na PS5 levasse a que Final Fantasy XVI fosse minimamente bem sucedido no PC. Só que, uma vez mais, não houve grande entusiasmo em seu redor.
O problema dos lançamentos desfasados é que, com mais de um ano de atraso desde o lançamento original, o interesse geral fosse desvanecendo. O port da PS5 para PC demorou, com a produção a tentar garantir que chegaria devidamente polido à Steam e Epic Games Store. Infelizmente, isso também levou a uma notória quebra na vontade dos jogadores de conhecer o jogo, até porque, por mais positiva que fosse a crítica, não é propriamente um marco significativo na franquia.
Por outro lado, não parece que a Square Enix invista tanto no marketing destes ports atrasados como investe nos lançamentos originais. O que também pode levar a uma certa falta de atenção quanto ao lançamento. Pelo menos a avaliar pela recepção na plataforma mais popular do PC, aquela que nos fornece também meta-análises e dados públicos de utilização, o Steam, o jogo foi recebido medianamente.
No dia de lançamento, segundo o site SteamDB, o jogo atingiu uns humildes 16 mil jogadores em todo o mundo, estando actualmente o seu pico de actividade acima dos 22 mil. Isto é francamente abaixo do esperado, quase metade dos quase 30 mil jogadores que a versão PC de Final Fantasy XV teve no seu lançamento há 6 anos. 16, 22 ou 30 mil jogadores, porém, são números baixos para qualquer jogo AAA recém-lançado, ainda por cima com a dimensão e investimento desta série.
Apercebendo-se desta realidade, recentemente a Square decidiu evitar a quantidade para apostar na qualidade dos seus jogos, também apontando para o fim dos jogos exclusivos de plataforma, algo que, pelos vistos não lhe faz muitos favores. O problema da Square Enix e de Final Fantasy, porém, pode ser bem mais complexo que apenas produzir algo mais focado ou apostar em mais plataformas.
Se calhar a era deste tipo de jogos já passou. Se calhar este tipo de jogos pertencem mesmo às consolas e não tanto ao PC. Se calhar a própria produção também não aposta muito na promoção fora das plataformas mais vistosas (leia-se “PlayStation”). Avaliando as reacções dos próprios utilizadores que colocam a sua apreciação em “Muito Positivo” no Steam, é difícil de explicar os motivos da fraca adesão geral à franquia. Há, todavia, alguns indícios.
Além da longuíssima separação entre o lançamento para a PS5 (22 de Junho de 2023) e para o PC (17 de Setembro de 2024), a própria empresa não parece promover muito os jogos quando passam além dos lançamentos originais nas consolas. Até mesmo as expansões, reedições e ports não tem, de longe, a mesma presença e promoção que os grandes lançamentos originais. Para terem uma ideia, nem recebemos acesso a este port em particular para PC para análise. Quando assim é, geralmente, é porque a produtora/editora já sabe que vai ter um resultado abaixo do esperado. Talvez porque não está muito preocupada com o seu sucesso. E isso parece reflectir-se nas próprias vendas.
Comentários