Lançamento de Microsoft Flight Simulator 2024 não correu bem
Meio mundo (ok, meio mundo da simulação) parou ontem pelas 16:00 (hora de Lisboa) para o lançamento do Microsoft Flight Simulator 2024. Infelizmente, nem tudo correu bem para o Asobo Studio e para a Microsoft.
Embora o simulador pudesse ser pré-carregado para quem o pré-comprou ou tinha o Xbox Game Pass no PC ou nas Consolas, à hora do lançamento, a vasta maioria dos jogadores não conseguiu sequer chegar ao menu principal. Durante largos minutos, o jogo ficava bloqueado no pré-carregamento sem querer avançar quase nada. Ao fim de umas horas, ficou claro para todos que algo não estava a correr bem e a produção parece ter desligado os servidores para resolver o problema. Subitamente, largas filas de espera (queues) formaram-se e a ira dos jogadores fez-se sentir online.
Passaram-se, então, uma, duas, três, quatro horas e nada. No site da Xbox, era anunciado que o problema tinha sido identificado que que “a resolução estava próxima”. Contudo, cerca de seis horas depois ainda não era sequer possível entrar no simulador, ficando eternamente na fila de espera com 0% de progresso. Durante todo este processo o Asobo Studio, a Microsoft e a Xbox trabalharam em “overtime” para garantir aos jogadores que se estava a trabalhar nos bastidores para repor a normalidade. Infelizmente, isso só veio mesmo a acontecer durante a madrugada, quando finalmente as questões terão sido mitigadas.
Dizemos “mitigadas” porque não foram realmente todas resolvidas. Ainda há imensa instabilidade na ligação aos servidores, com algumas falhas de carregamento de objectos e cenários, muito lag em sessões de longa duração e ainda se reportam alguns crashes em várias secções. O drama foi tal, que vários jogadores foram para as redes sociais lamentar a situação, encabeçados pelos criadores de conteúdo que exigiam reembolsos em directo nas suas transmissões.
Inicialmente, pareceu que o problema se deveu a uma enorme afluência de jogadores. Ao contrário do primeiro Microsoft Flight Simulator de 2020, este foi um lançamento em larga escala, tanto no PC, como nas Xbox Series X|S e ainda é preciso contabilizar os milhões que compraram o Xbox Game Pass e tiveram acesso à edição standard. Obviamente, a produção contava com uma enorme adesão ao jogo, tendo o poder dos servidores da Microsoft por detrás. Contudo, este simulador marca um novo paradigma para a série.
Todos os que descarregaram este novo título notaram que o download inicial é de apenas 12GB. A informação veiculada aos jogadores é que este simulador necessita de até 50GB de espaço total (sem add-ons). É um contraste gigante com o anterior MSFS 2020 que podia ocupar até 300GB com tudo de base instalado. Esta enorme redução de espaço necessário deve-se ao facto de todo o conteúdo, cenários, aeronaves e objectos que servem de base ao jogo, estão na nuvem. Tudo é descarregado “on demand” em cada sessão, ficando armazenado nos PCs locais apenas o essencial. O resto é “cache”.
Ora, isto significa que, à hora do arranque, milhões de jogadores no PC e Consolas estavam, não só a fazer login, mas a descarregar todo o conteúdo base e ainda a tentar fazer “stream” do resto. Isto, pelos vistos, “rebentou” com a estrutura preparada, muito embora não seja uma estrutura qualquer, alimentada pela gigante Microsoft Azure. Por outro lado, estes problemas no arranque não inspiram muita confiança, uma vez que, sem ligação aos servidores, os jogadores não terão conteúdo disponível para voar e é discutível agora que alguma coisa fique disponível Offline.
O Microsoft Flight Simulator 2024 está já disponível para PC, Xbox Series X|S e podem também jogar a versão standard através do Xbox Game Pass. A nossa análise está já em andamento para vossa apreciação, dêem-nos apenas uns dias para o avaliarmos… é que ontem também não pudemos jogá-lo! Vamos dar tempo ao tempo, também para a produção polir os erros, que ainda são consideráveis.
Comentários