Mais detalhes da base Thrustmaster AVA
Conforme recordarão, adiantámos quase tudo o que era essencial para falar da nova base Thrustmaster AVA. A informação veio de uma fuga de informação antes do tempo mas agora temos algumas informações adicionais da Thrustmaster.
Em termos de características, ficou quase tudo confirmado. De facto, é uma base com elementos modulares para um nível de personalização a nível de tensão de molas e curso dos eixos. A TM apostou numa lógica de comutação e ajuste fácil nas configurações, garantindo a máxima versatilidade com todos os tipos de aviação. Obviamente, o foco principal é a aviação militar, sendo compatível com as pegas do A-10C/F-16C e F/A-18C.
O que nos faltou como informação, é que a personalização é ainda mais profunda que pensávamos, permitindo ajustar a curva dos eixos com excêntricos, a resistência do curso com duas máscaras de deflexão com tamanhos diferentes, a tensão com base em três molas de forças diferentes e também o amortecimento interno. Um vídeo de tutorial foi entretanto apresentado para demonstrar esta relativa facilidade na personalização da base.
Tal como tivemos oportunidade de mencionar à própria Thrustmaster, o hardware parece-nos muito robusto e a pensar na durabilidade, sem comprometer a precisão. No passado recente, a TM surpreendeu-nos quase sempre, em especial no seu hardware de simulação de voo. Contudo, se tivermos de apontar algum “defeito” no conceito é mesmo a perda de oportunidade de tapar o buraco do eixo do joystick, aquela semi-esfera visível com alguma membrana de borracha ou tecido para evitar acumulação de sujidade. Nada que não se resolva com algum protector improvisado mas seria bom que o produto já viesse preparado.
A boa notícia nisto tudo é que o preço que apresentámos, baseado na loja online que se antecipou com valores para venda, estava um pouco acima do PVP recomendado pela TM. Para Portugal, esse preço é de 279,99€. Continua a ser um valor Premium para um produto igualmente premium mas fica um pouco abaixo do custo inicial que foi mostrado online na fuga de informação, pelo menos para cá. Quanto a disponibilidade, também há uma novidade. A base será lançada a 22 de Maio deste ano, três dias antes do que foi veiculado anteriormente.
Por fim, uma informação igualmente pertinente. Esta base faz parte de uma nova linha de produtos da Thrustmaster. O sistema AVA ou “Advanced Versatile Aviation” deverá receber mais periféricos neste âmbito para efectivamente evoluir a qualidade e performance dos dispositivos de controlo de voo. Mas, sobre isso, a TM prefere dar mais informações no futuro.
Comentários