Mais detalhes de Call of Duty: Black Ops 6

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Era suposto que a grande revelação apenas acontecesse ontem. Contudo, dada a campanha publicitária que antecedeu essa revelação, vários detalhes de Call of Duty: Black Ops 6 eram conhecidos. Mesmo assim, há detalhes a destacar.

Logo a seguir ao Xbox Games Showcase de ontem, começou uma transmissão especial dedicada ao jogo. Nela, pudemos conhecer mais alguns detalhes, além do trailer de história do modo de carreira (em baixo) que foi revelado no evento principal. Ficámos a saber que a trama se passará depois da famosa queda do Muro de Berlim no início dos anos 90, numa altura em que todos pensavam que a “guerra fria” tinha acabado mas, na realidade, começou outra bem mais “complicada”.

Contudo, o modo de carreira é apenas uma parte da grande oferta deste jogo. Podem criticar a forma como Call of Duty se repete tanto de ano para ano, mas, uma coisa é certa: os seus jogos são dos mais repletos de conteúdo de sempre, contendo várias formas diferentes de jogar, entre o jogo base e o “standalone” Warzone. Tudo bem, a jogabilidade raras vezes evolui realmente mas, nesta edição há esperanças que alguns paradigmas mudem, havendo mesmo novidades de peso até mesmo na jogabilidade. A extensa apresentação do jogo foi muito focada no modo de carreira, mas olhem que os modos online têm os seus argumentos.

O novo jogo trará um extenso modo competitivo multi-jogador, indiscutivelmente onde reside a principal atracção desta série. Nesta edição, terá 16 (realmente) novos mapas multi-jogador, 12 mapas para os modos convencionais 6vs6 e quatro menores nos modos Strike (2vs2) ou Face Off (6vs6). A nível de jogabilidade, Black Ops 6 conta com uma série de novidades, como o Omnimovent que permite transitar de corrida para mergulho ou slide em qualquer direcção, antevendo combates mais frenéticos e imprevisíveis. Parece mais uma invenção desnecessária, como foi o parkour pelas paredes em tempos, mas temos de experimentar para tirar conclusões.

A produtora Treyarch também apresentou outra componente de movimento, o Intelligent Movement que permite reduzir o número de teclas ou botões são pressionados para determinadas acções. A ideia é que o jogador se foque na acção, enquanto o jogo decide qual é o melhor movimento para executar uma acção. Parece um tanto intrusivo na jogabilidade, pelo menos em conceito. O jogo decide se é melhor saltar, fazer um slide ou agachar com base nos movimentos do jogador. Se funciona ou não, uma vez mais, teremos de experimentar.

Outra novidade tem a ver com a detecção de danos (hit points) dos inimigos. No passado, especialmente online, a detecção de ferimentos foi sempre algo vaga, muitas vezes a bem de uma computação adaptada à realidade do lag em jogo. Na série Black Ops a Treyarch já tinha aprimorado este ponto para reflectir os hit points de forma mais realista. Neste sexto capítulo, a ideia é duplicar a quantidade de pontos de modo a transmitir ferimentos realistas, tendo também as reacções mais próximas da realidade.

Outras novidades prendem-se com a reacção do jogador e personagens ao meio ambiente, por exemplo a abordar esquinas em combate próximo, (ainda) maior fidelidade na representação dos operacionais e equipamento, um HUD redesenhado, entre outras inovações trabalhadas desde a última edição. E os veteranos gostarão de saber que a opção Prestige está de volta, no modo clássico de 10 níveis e também no modo Theatre. Óptimas notícias para os veteranos sem esquecer os que querem uma nova experiência multi-jogador que justifique a sua compra.

Como não podia deixar de ser num jogo Treyarch, Black Ops 6 terá também o infame modo cooperativo com Zombies, regressando ao modelo de etapas que tornou este modo tão popular, em vez da lógica de mundo-aberto experimentada em versões anteriores. Obviamente, teremos toda uma nova história, continuando a narrativa de Dark Aether, estreada em Black Ops: Cold War.

Agora as notícias menos positivas para os veteranos. De certa forma expectável, o conteúdo desbloqueado em Modern Warfare II e Modern Warfare III, os dois jogos anteriores da franquia, não transitarão para o novo jogo. A única excepção é o pacote Woods Operator Pack, disponível na edição Vault do jogo. Esse pacote está disponível em Modern Warfare III e transitará para Black Ops 6. Tudo o resto, não transitará. Menos mal, o conteúdo de Warzone, esse, ficará intacto independente da versão de jogo em que desbloquearem.

A pior das notícias é que, tudo leva a crer que o jogo será permanentemente online, necessitando de um registo antes de jogar. Também é previsível que o infame Call of Duty HQ regresse para nos encher o disco rígido com conteúdo de suporte. E ainda falta saber a dimensão total deste novo jogo. Será que teremos um novo recorde de espaço exigido em disco?

Call of Duty: Black Ops 6 será lançado a 25 de Outubro na PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC. No dia 28 de Agosto deste ano teremos um novo programa Call of Duty: NEXT em que serão apresentados mais pormenores, inclusive a data de uma Beta Pública do jogo, entre outras informações importantes.

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