Mais problemas na Bungie, agora com Marathon
Além de Destiny 2, outro projecto ambicioso da Bungie é o seu shooter de extracção, Marathon. Contudo, os problemas recentes nesta produtora também estão a afectar este outro título.
Apresentado num PlayStation Showcase no ano passado, Marathon tem estado “abaixo dos radares”, sem vermos grande coisa do seu conteúdo ou do progresso da produção. Foi descrito como um jogo de acção no género de extracção, um tipo de jogo tornado famoso por jogos como Escape from Tarkov. Visualmente, o jogo aposta num visual sci-fi com cores garridas, mas não sabemos muito mais desde que o jogo foi anunciado.
Como sabem a Bungie está a braços com uma grave crise interna. Algumas decisões controversas levaram à pior audiência de sempre em Destiny 2, provocando uma crise interna com despedimentos e a perda do director do jogo. A dada altura, parece que a produtora começou a perder autonomia dentro dos PlayStation Studios. Obviamente, estes problemas afectam também Marathon.
Ao que parece, há uma autêntica revolução na liderança interna dos projectos, incluindo este. Avança o site IGN que há clima de receio no seio da Bungie, com muitas alterações na gestão. Há até quem tema que mais despedimentos surjam depois de Marathon e o próximo DLC de Destiny 2 forem lançados. Para já, o director original do jogo, Christopher Barrett, foi entretanto afastado do cargo, sendo substituído por Joe Ziegler, anteriormente a cargo da direcção de Valorant. Embora Ziegler tivesse afirmado nas redes sociais que já exercia essa função há meses, só recentemente o publicou nas redes sociais.
Tudo isto poderá ser fruto da intervenção da Sony neste membro dos PlayStation Studios. Seja qual for a origem das mudanças, a motivação é óbvia. Durante anos a Bungie foi uma referência de um estúdio independente com um bom jogo em carteira (Destiny) a trilhar de forma segura e ponderada, seguindo-se uma sequela de igual sucesso. Infelizmente, um conjunto de más decisões a nível de conceito geral e também de gestão interna estão a levar este estúdio lendário para uma posição muito delicada.
Comentários