Meta anuncia o novo dispositivo VR Meta Quest 3
A Meta continua a sua senda de evoluir o seu dispositivo de realidade virtual, anteriormente conhecido por Oculus. O próximo modelo é o Meta Quest 3 que, acima de tudo, é uma evolução de ergonomia.
Embora não tenhamos ainda especificações, o novo Quest 3 apresenta um chassis bem menor, cerca de 40% reduzido em tamanho comparando com a geração anterior. Além disto, tem uma nova câmara adicional para realidade aumentada e os controladores Quest 3 Touch Plus prescindem do já vulgar aro redondo. O resultado é este, pelo menos a nível estético:
Tudo leva a crer que tecnicamente também haja uma evolução no interior. A nova geração de processadores Snapdragon que é usada, é duas vezes mais poderosa que a usada no Quest 2. Além disso, é mencionado que a resolução e performance geral será igualmente superior. Mas, teremos de aguardar por especifiações e, claro, pelos testes.
Para quem ainda tem o Meta Quest 2 ou quer comprá-lo, há boas notícias. Graças ao trabalho de optimização, a produção anunciou um “boost” de performance para o Quest 2 e Quest Pro, garantindo 26% de maior capacidade no CPU. Também o GPU terá uma melhoria de 19% no Quest 2 e 11% no Quest Pro. Esta também é uma boa altura de adquirir um destes dispositivos antes do novo chegar, já que a Meta reduzirá o seu valor no próximo dia 4 de Junho.
Embora não tenhamos uma data concreta, sabemos que o Meta Quest 3 chegará ainda neste próximo Outono. O preço ficou por revelar mas, a julgar pelos lançamentos anteriores, deverá chegar em volta dos 400€. Mesmo sem os comandos, deverá ser mais acessível que os dispositivos rivais, inclusive o ambicioso PSVR2… que não é compatível com PC…
Comentários