Metal Gear Solid: Master Collection contém aviso para “visão do autor”

Metal-Gear-Solid-MCVOL1

Vivemos numa era em que qualquer mensagem disruptiva pode gerar uma discussão. A Konami não quer correr riscos com Metal Gear Solid: Master Collection Vol. 1 e lança um aviso aos jogadores.

Quando pegarem nesta compilação dos primeiros jogos da série Metal Gear Solid, irão receber uma mensagem de aviso a informar que o conteúdo do jogo não foi modificado, o que faz sentido tratando-se de uma reedição dos títulos clássicos para o hardware moderno.

Contudo, segundo avança o site Gamesradar, o aviso indica que “o jogo contém expressões e temas que podem ser considerados datados. Contudo, estes elementos foram incluídos sem alterações de modo a preservar o contexto histórico de quando o jogo foi criado e a visão original do autor. É aconselhada a descrição do jogador”.

Embora não seja aqui mencionado o seu nome, o “autor” é Hideo Kojima, um criativo aclamado pela indústria, que deixou a Konami depois de um longo trajecto e uma cisão muito feia entre as partes em 2015. As eventuais cenas que precisam deste aviso não são mencionadas mas, basta um pouco de exercício mental e recordamos algumas.

Desde Snake fumar avulsamente para se acalmar, quando o tabaco é agora visto como tabu no entretenimento, ao tratamento das personagens femininas de forma algo sexualizada, sem esquecer algumas posições mais filosóficas sobre a geo-política, há muito que se pode assumir “pisar a linha” nos dias que correm. Se são suficientemente graves ou tão frequentes para justificar o aviso, porém, fica a dúvida.

Metal Gear Solid: Master Collection Vol. 1 que inclui as as remasterizações da primeira trilogia Metal Gear Solid, Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty e Metal Gear Solid 3: Snake Eater e também os originais Metal Gear, Metal Gear 2 e Metal Gear: Snake’s Revenge será lançado a 24 de Outubro na PS4, PS5, XSeries X|S, Nintendo Switch e PC.

Comentários

Comentários