Metal Gear Solid: Master Collection omite o criador Hideo Kojima
Seria de esperar que cerca de oito anos depois, a Konami não guardasse rancores. Contudo, quem já teve acesso à compilação Metal Gear Solid: Master Collection constatou que Hideo Kojima não está nos créditos.
Para quem não conhece, esta é uma reedição dos três primeiros jogos desta série lendária, originalmente criada por Kojima então ao serviço da produtora e editora Japonesa. A compilação reedita Metal Gear Solid, Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty, Metal Gear Solid 3: Snake Eater e ainda Metal Gear e Metal Gear 2: Solid Snake para o hardware moderno. Todos jogos idealizados, produzidos e realizados por Kojima.
Acontece que em 2015 o visionário deixou a Konami, no que só podemos concluir terem sido termos menos amistosos. Metal Gear Solid V: The Phantom Pain tem um fim inacabado e o produtor nunca mais se tentou associar à série. Desde então, só agora a Konami voltou a pegar em MGS e, convenhamos que não faz da melhor forma.
Anteriormente, já tínhamos ficado a saber que estas reedições continham um aviso francamente drástico. Mas, parece que a desassociação com Kojima é mesmo para ser levada ainda mais à letra. Tudo bem. A propriedade intelectual do jogo pertence à Konami, sem qualquer dúvida. Mas, é preciso ir tão longe como remover Kojima dos créditos?
Vários jogadores receberam o jogo antes do tempo e estiveram já a fazer livestreams do jogo online. Como os jogos são meros ports sem adições ou alterações no conteúdo, os créditos finais dos jogos individuais estão intactos. E lá, de facto, está o nome de Hideo Kojima, como estava nos jogos originais.
Contudo, no que toca aos painéis dos jogos na reedição, que possuem os seus próprios créditos, nem Kojima nem os demais elementos da sua equipa ou os actores são sequer mencionados. Apenas é feito um breve agradecimento ao “staff e fãs dos jogos originais”. Todo o talento reduzido à palavra “staff”.
Não conhecemos as leis Japonesas e mesmo nas leis locais não nos parece que a Konami tivesse de ser obrigada a reconhecer o trabalho de Kojima e companhia nos seus jogos, especialmente se partiram para outros rumos e são agora tecnicamente rivais. Contudo, manda o bom senso e a gratidão que pelo menos Kojima fosse mencionado como criador destes jogos fantásticos.
A Konami fica mal na fotografia. Removeu a frase “A Hideo Kojima Production” de todos os jogos, agora omite-o nos créditos da reedição e ainda por cima avisa os jogadores sobre a “visão do criador”. A produtora e editora pode muito bem tentar mas, se depender dos fãs, estes dificilmente esquecerão quem criou estes jogos.
Metal Gear Solid: Master Collection Vol. 1 será lançado a 24 de Outubro deste ano para a PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch, Xbox Series X|S e PC. Mas, contenham as vossas expectativas quanto à performance.
Comentários