Microsoft apresenta Windows 11 a pensar nos jogos
A Microsoft apresentou hoje a próxima geração do seu sistema operativo para PC. O novo Windows 11 foi concebido tendo em mente a conectividade e a portabilidade, mas também a pensar nos jogos, enquanto plataforma de gaming.
A presença da Xbox no universo Windows é particularmente evidente, especialmente no actual Windows 10. Por isso, não era de estranhar que a Microsoft quisesse integrar ainda mais os jogos na próxima geração Windows. A empresa afirma que este próximo S.O. será ainda melhor em termos de performance de jogos, mas também ao nível da qualidade e presença dos mesmos.
Para começar, os jogos terão agora à sua disposição a tecnologia Auto HDR, uma funcionalidade que se estreou nas Xbox Series X|S e que permite automaticamente um ajuste de luminosidade e contraste em monitores ou televisores compatíveis. Esta funcionalidade estará disponível para jogos que usem o API DirectX 11 ou DirectX 12.
Outras novidades importantes são a tecnologia DirectStorage, também herdada das consolas Xbox. Permite que as drives NVMe possam dar ainda mais velocidade aos jogos, reduzindo tempos de carregamento como acontece já nas novas consolas.
Por fim, mas não menos importante, está a integração completa do Xbox Game Pass no Windows 11. Uma nova aplicação será criada e vai incluir o streaming via xCloud. Com a integração de uma nova loja Microsoft no sistema operativo, tudo funcionará de forma simples e rápida.
Noutros lados, o Windows 11 apresentará um novo design mais polido e baseado em aspecto de vidro, promete ser mais veloz, mais leve, com actualizações de sistema mais reduzidas e mais rápidas. Terá integração nativa do Microsoft Teams e uma renovação na funcionalidade snapping e ambientes de trabalho.
Aqui para nós, a Microsoft parece ter-se inspirado um pouco em sistemas operativos como o OSX e ChromeOS, inovando um pouco onde pode. Ainda assim, mantém a familiaridade necessária com o Windows 10. Resta-nos só saber se a integração do novo SO será pacífica ou se teremos de esperar por builds estáveis antes de “arriscar”.
O Windows 11 ficará disponível até ao final deste ano numa data a anunciar. Ao que tudo indica, o upgrade desde o Windows 10 deverá ser gratuito como nas gerações anteriores do sistema operativo. Para já, porém, não foi dada nenhuma confirmação oficial.
Comentários