Neil Druckmann alega que Sony fez má citação sua
Há uns dias, o produtor e directo da Naughty Dog fez uma afirmação que viajou à “velocidade da luz” pela internet afora. Agora, Neil Druckmann alega que a Sony o terá citado mal quando publicou sua entrevista.
Se não tiveram oportunidade de ler na altura, o portal do Sony Group publicou uma extensa entrevista a Druckmann no âmbito do futuro do entretenimento neste grupo. Na altura, ficou no ouvido a expressão que o próximo jogo da Naughty Dog, seria “o mais entusiasmante até agora”. Adiante, o produtor terá dito mesmo que esse próximo jogo “redefinir as percepções dos jogos mainstream”. Palavras arrojadas de alguém que parece convicto que tem algo grande em mãos.
Só que parece que as suas palavras podem ter sido outras. Segundo o próprio esclareceu nas redes sociais, “não foi bem isso” que Druckmann disse, tendo a Sony alegadamente “embelezado” o seu discurso. Segundo o produtor, a entrevista (por escrito) continha um texto diferente do que foi publicado, repleto do que chama de “ramblings” (ou “divagações”) que depois foram editados, truncados e omitidos. Druckmann chegou mesmo a publicar o que literalmente escreveu como resposta. E, de facto, soa a algo muito diferente.
In editing my rambling answers in my recent interview with SONY, some of my words, context, and intent were unfortunately lost. Well, here’s the full long rambling answer for the final question about our future game… pic.twitter.com/tVuxX3LYJF
— Neil Druckmann (@Neil_Druckmann) May 25, 2024
Como a Sony está numa campanha de promoção para o seu futuro, era de esperar que algumas palavras de um dos seus produtores mais renomados pudessem ser, de alguma forma, reformuladas para dar uma maior ênfase para os investidores e accionistas ganharem confiança. Contudo, o próprio autor viu-se com o foco apontado para si de uma forma algo forçada e resolveu esclarecer a questão. Ao que parece, Druckmann nunca disse nada sobre esse “redefinir de percepções dos jogos mainstream“. No máximo, diz que “há uma nova apreciação pelo gaming que nunca vi antes”, falando do sucesso do jogo The Last of Us em paralelo com a série televisiva da HBO.
Aliás o tom e a perspectiva dada na sua resposta citada é bastante diferente daquela foi publicada, originando uma resposta quase totalmente nova, pegando em pedaços cortados das suas palavras, como se tivesse sido intencionalmente criada uma mescla para criar o ruído que originou. No final, a Sony parece sair muito mal na fotografia, uma vez que não se trata de uma mera reformulação, é mesmo uma deturpação, de certa forma grosseira de Druckmann, perdendo-se até todo o contexto que o criador deu.
Comentários