Nintendo confirma a descontinuidade da Wii U
Devido ao facto ter vendido apenas 200.000 unidades no último trimestre e com a Nintendo a preparar-se para lançar a sucessora Switch em Março, não será surpresa que a produção da consola Nintendo WiiU chegue ao fim.
O comunicado foi feito através do site oficial da Nintendo, onde é indicado que a produção foi oficialmente descontinuada no Japão. Termina assim a vida atribulada da consola, que teve uma produção de pouco mais de quatro anos, tornando-se na pior consola de sempre no portefólio da Nintendo. Antes de falarmos dos seus feitos, recordemos o dia em que foi revelada durante a E3 no ano de 2011:
O conceito era promissor e graficamente não era inferior à concorrência da altura. Então, o que falhou? A resposta é fácil: a falta de apoio de outras produtoras. Essa lacuna ditou o futuro sombrio da consola desde o início. Os jogos produzidos pela Nintendo venderam todos muto bem, isso não há dúvida. Mas essas vendas não foram suficientes para manter a consola durante mais tempo. E agora até vemos vários exclusivos a surgirem em outras consolas, como é o caso do Zombi U.
Em termos de números, a Wii U contou com pouco mais que 13 milhões de unidades vendidas, um número bastante abaixo do desejável, quando comparado com as restantes consolas da Nintendo. Em comparação, a anterior Wii contou com cerca de 102 milhões de unidades vendidas em todo o mundo e a portátil 3DS já vendeu, até ao momento, 65 milhões de unidades. No que toca a software, os dez jogos mais vendidos são, sem grande surpresa, todos eles exclusivos da consola:
- Mario Kart 8 – 8.26 milhões
- New Super Mario Bros U – 5.62 milhões
- Super Mario 3D World – 5.47 milhões
- Nintendo Land – 5.16 milhões
- Super Smash Bros. for Wii U – 5.16 milhões
- Splatoon – 4.76 milhões
- Super Mario Maker – 3.89 milhões
- New Super Luigi U – 2.89 milhões
- The Legend of Zelda: The Wind Waker HD – 2.11 milhões
- Mario Party 10 – 2.04 milhões
O último jogo a ser produzido pela própria Nintendo para WiiU será The Legend of Zelda: A Breath of the Wild que tem lançamento marcado para o dia 3 de Março. Nesse mesmo dia, terminará o suporte oficial para a consola.
Não sabemos, ainda, se a produção também terminou na América ou na Europa, assumindo que a Nintendo possui linhas de montagem nesses locais. Uma coisa é certa, o foco da Nintendo será agora direccionado para a Switch. E parece que esse foco já está a corrigir os erros da Wii U. Desta feita, a Switch conta já com muitos apoios anunciados, um grande jogo de lançamento e muitos outros títulos bastante conhecidos a integrar o seu portefólio até ao final de 2017. Saibam mais neste outro artigo.
Comentários