No Man’s Sky adiado, equipa e imprensa ameaçadas de morte

NoMansSKy

É uma daquelas notícias que nos dias que correm fazem cada vez menos sentido. Não nos referimos ao atraso no lançamento de um jogo mas, sim, à respectiva reacção de alguns supostos fãs. Ao que parece, a equipa de No Man’s Sky foi ameaçada de morte por causa de um recente adiamento.

Anteriormente listado para 21 de Junho deste ano, No Man’s Sky foi, entretanto, adiado para 10 de Agosto. O jogo de exploração espacial será lançado para PlayStation 4 e PC nesta data por causa de “polimentos” de última hora que a equipa acha serem necessários.

No Blogue Oficial da PlayStation, Sean Murray, o criador deste novo jogo e director da produtora do jogo, Hello Games, dirige-se no final do comunicado à “dedicada comunidade que se mantém do seu lado desde a revelação do jogo”, pedindo “sinceras desculpas” pelo atraso e que se mantenham na expectativa.

Só que a comunidade não reagiu toda como o esperado. Murray explicou ontem na sua página de Twitter que “recebeu diversas ameaças de morte nesta semana”. Depois, até reagiu com alguma boa disposição ao facto deste recente adiamento ter irado alguns fãs, dizendo para não nos preocuparmos porque a Hello Games “agora parece a casa do filme Sozinho em Casa” acrescentado a hashtag “castelo de almofadas”.

Como se não bastasse esta pretensa demonstração de estupidez humana perante um simples atraso num jogo, até mesmo os jornalistas que anunciaram o atraso foram ameaçados. Jason Schreier, editor do site Kotaku foi mais longe e publicou o texto dos que o ameaçaram por, simplesmente, ter anunciado o adiamento.

O que estará por detrás destas ameaças, ultrapassa-nos. Não faz qualquer sentido ameaçar alguém de morte por um simples videojogo, por mais fantástico que possa ser. Assim de repente, gostaríamos de pensar que tudo isto é uma piada (de mau gosto) e que até pode resultar nalguma publicidade adicional ao título. Mas quem é que seria tão demente para criar ameaças de morte só para isso?

Por outro lado, a ser verdade, há pessoas demasiado envolvidas nesta indústria e que parecem precisar de repercussões. O bullying digital é uma realidade e não é descabido pensar que as ameaças são reais e passíveis de processos judiciais. Não se pode dizer ou fazer tudo com base no anonimato e não esperar repercussões.

Quanto a nós, vamos aguardar pelo grande jogo que parece ser No Man’s Sky em Agosto. Estamos certos que o atraso foi mesmo preciso. Afinal, não será do interesse de ninguém adiar mais o jogo, tão aguardado por muitos. Há muito tempo que ouvimos falar deste título, que até esteve “quase para ser lançado” várias vezes, esperando imenso tempo só para ter uma data de lançamento.

Comentários

Comentários