Nova restruturação na EA cancela projectos e diminui estúdios
Uma vez mais, a Electronic Arts iniciou um projecto de restruturação interna. O recém-formado estúdio Ridgeline Games foi alvo de uma redução, há projectos de jogos cancelados e, claro, novos despedimentos.
Se bem se recordam, o futuro da produtora Ridgeline já estava incerto, quando o seu fundador e director Marcus Lehto abandou a posição há dias. Criado para trabalhar no modo de carreira de Battlefield, o estúdio durou pouco mais de dois anos e (concretamente) não lançou nada relacionado com esse projecto. Parte da equipa deste estúdio será redireccionada para a Ripple Effect e outros estúdios, enquanto que a Criterion Games (Need for Speed) vai agora assumir a produção do tal novo modo de carreira para um futuro título na franquia. No comunicado oficial não é dito que a Ridgeline seja realmente encerrada mas será “reduzida”, aparentemente para um papel de suporte.
A restruturação da EA, porém, vai mais longe, anunciando que 5% da força laboral total será despedida nos próximos dias. Considerando os últimos dados de dimensão da EA de Março de 2023 (13400 funcionários), isto significa que cerca de 670 funcionários poderão ser afastados. É mais um caso de uma empresa de grandes dimensões, com vários estúdios e posições, que decide cortar no staff para suportar gastos futuros.
Mas, também há cortes nos projectos. Lembram-se daquele “shooter” de Star Wars com Mandalorians que anunciámos há dias como estando em produção na Respawn Entertainment? Foi exactamente este o jogo cancelado, sem que sequer tivéssemos a oportunidade de ver alguma coisa do seu conteúdo. O que é pena porque, vindo de quem vinha, poderia ser um óptimo jogo em potencial.
De acordo com o comunicado oficial interno para os empregados da EA, o CEO Andrew Wilson explica que a mega-empresa pretende “evitar a produção de IP licenciados que não se acredita serem sucessos nesta indústria em transformação”. A ideia parece ser de apostar em IPs já conhecidos ou que sejam “da casa”, para não arriscar demasiado em projectos novos de alguma incerteza. Ainda assim, ficou a garantia que os próximos jogos Marvel (Iron Man e Black Panther) não serão, para já, cancelados.
Comentários