Novidades de jogos no Xbox Insider especial da X019

X019INSIDEXBOX

Conforme havíamos destacado, a edição deste ano do evento dedicado ao universo Xbox, o X019 trouxe também um Xbox Insider especial. E neste evento foram reveladas algumas novidades de jogos de assinalar para a marca do X verde da Microsoft.

Para começar, o que é realmente importante para a Xbox, jogos. Preferencialmente jogos exclusivos que é algo que não abunda para estes lados. E embora muitos destes jogos não venham já e alguns nem são propriamente exclusivos, há muitos títulos interessantes para ficar debaixo de olho nos próximos meses.

Depois de muitas piratarias em Sea of Thieves (já lá vamos), a Rare tem agora um novo projecto. Trata-se de Everwild um jogo com outra abordagem completamente diferente. À primeira vista, parece-nos um título na “onda” da série Ori sem que consigamos ver em pormenor qual o género em que se insere. A beleza visual é o que se destaca, de facto, mas não nos parece haver neste vídeo qualquer elemento de jogabilidade.

Everwild não tem data de lançamento, mas foi apontado para a Xbox Scarlett, pelo que arriscamos uma data próxima do final de 2020 ou início de 2021.

Sobre Sea of Thieves, já agora, gostarão de saber que a Rare não abandonou este seu MMO de piratarias. Já no próximo dia 20 de Novembro será lançada a próxima expansão “The Seabound Soul”, que adiciona uma nova linha de história e novo armamento. A ideia da produção é continuar a dar suporte ao jogo, entrando mesmo na próxima geração de consolas.

Também a Obsidian Entertainment, agora um estúdio Microsoft, quis mostrar um novo projecto seu. Grounded será um jogo de acção cooperativa na primeira pessoa com elementos de sobrevivência. Será uma descolagem algo arriscada da produtora, mais habituada ao mundo complexo dos RPGs. Ainda assim, pelo que nos é dado a entender neste vídeo há alguns elementos divertidos. E ser reduzidos ao tamanho de uma formiga para lutar no jardim lá de casa, tem bastante potencial.

Grounded será lançado no Xbox Game Preview para Xbox One e PC na Primavera de 2020, chegando também ao Xbox Game Pass na mesma altura.

Outro estúdio adquirido pela Microsoft foi a Ninja Theory que também neste X019 mostrou serviço. Bleeding Edge é o seu actual projecto, descrito como um “brawler” online. Pelo que nos é dado a entender pelo trailer de revelação, é mais um jogo a piscar o olho aos eSports, com combates melee em arena, tendo um tom muito “Overwatch”, misturado com “Borderlands” e outras inspirações.

Bleeding Edge tem data de lançamento marcada para 24 de Março de 2020 como um exclusivo Xbox. Até lá há duas fases Beta para o jogo, uma no dia 14 de Fevereiro e outra a 13 de Março. Haverão mais pormenores mais perto dessas datas.

Também a Dontnod Entertainment mostrou nesta X019 um novo projecto seu. Os produtores de Life Is Strange continuam a apostar nas suas aventuras gráficas, agora com Tell Me Why. Explorando uma dinâmica entre irmãos que já tinham testado em Life is Strange 2, agora vamos seguir a vida de dois irmãos. Os gémeos Tyler e Alyson vão enveredar numa história de relacionamentos com outros e entre si. De notar que Tyler é transgénero, sendo mais um tema delicado num jogo da Dontnod.

Tell Me Why terá também formato episódico, com três parte planeadas. Está previsto para o Verão de 2020 na Xbox One e PC, chegando na mesma altura ao Xbox Game Pass.

Um dos jogos mais aguardados nesta conferência foi sem dúvida Age of Empires IV. Por coincidência (ou talvez não), Age of Empires II: Definitive Edition foi também ontem lançado e ajudou a aumentar o hype em volta deste quarto capítulo. Agora pelas mãos do estúdio World’s Edge e com o suporte dos veteranos da Relic Entertainment, ficamos a saber que a época abordada será a Medieval. Aqui ficam os Mongóis e Ingleses em destaque no primeiro trailer de jogabilidade para este próximo título.

E não, ainda não foi desta que tivemos uma data para Age Of Empires IV. Também vamos arriscar aqui falando em meados de 2020 como um exclusivo PC e Xbox One. Mas, como o jogo tem sido falado desde há tanto tempo, é mesmo uma incógnita nesta fase.

Um outro jogo que queríamos muito ver é o Microsoft Flight Simulator. Jogo, não, por favor… simulador. Os estúdios Asobo vieram à X019 para mostrar o seu mais recente trailer, puxando “galões” com grafismo soberbo e, pela primeira vez, mostrando aviões comerciais à mistura. Mas, nem só de beleza é composto um simulador. A utilização da computação na cloud também prevê meteorologia dinâmica e outros pormenores que queremos mesmo testar.

https://youtu.be/BCBgO6St9ug

Microsoft Flight Simulator ainda não tem data concreta, mas é apontado para algures em 2020 para Xbox One e PC. A Alpha Técnica está prestes a começar e certamente teremos muito mais para falar nos próximos dias.

Outro jogo também muito aguardado é o recentemente anunciado Wasteland 3. O InXile Studio está a preparar um grande regresso desta mítica série RTS, com um jogo de excelente aspecto. A paisagem desolada e gelada do Colorado dos anos 80, será palco deste RPG de acção de perspectiva isométrica. Um género clássico devidamente modernizado. E mal podemos esperar por este grande regresso, agora com um bom investimento da Microsoft que deu um “boost” considerável de qualidade ao projecto.

https://youtu.be/k7pVPbmeoGw

Wasteland 3 tem agora data de lançamento para 19 de Maio de 2020 na Xbox One e PC, incluído no Xbox Game Pass… mas também na PS4 (não digam a ninguém).

Outro grande jogo muito aguardado é Halo: Reach. Trata-se do último jogo da Bungie na série e, por isso, tem um lugar muito especial na memória dos fãs da saga de Master Chief. A 343 Industries tem estado a remasterizar o jogo para os padrões actuais e está quase a finalmente lançá-lo na Halo: The Master Chief Collection com uma data anunciada. O trailer deixa antever um excelente trabalho de recuperação visual, mantendo todo o ADN deste jogo lendário.

Finalmente temos uma data para Halo: Reach. Chegará a Halo: The Master Chief Collection para PC e Xbox One no dia 3 de Dezembro, disponível também via Xbox Game Pass. Terá um custo acrescido de apenas 9.99€ para quem já tem Halo: MCC ou poderão comprar esta compilação da série por apenas 39,99€.

Noutros jogos a chegar ao universo Xbox, West of the Dead é um jogo independente vindo do programa ID@Xbox da produtora Upstream Arcade, com a participação especial do actor Ron Perlman (Hellboy). Está já em Open Beta na Xbox One, terminando este acesso gratuito a 25 de Novembro. O jogo completo chegará algures no próximo ano para a Xbox One, PC e PlayStation 4.

Outro jogo interessante é Crossfire X. Trata-se de um jogo free-to-play de acção para a Xbox One, que age como uma adaptação para a Xbox One e também uma sequela do jogo homónimo (sem “X”) de 2011 que angariou uns impressionantes 650 milhões de jogadores. Nesta sequela, a produtora Smilegate Entertainment aposta em novos elementos de combate, como morteiros e ambientes destrutíveis. Será lançado algures em 2020 para a Xbox One e Project Scarlett.

https://youtu.be/jNZyNNCmO-c

Por fim, outras duas notícias vindas da Frontier Developments nesta X019. O seu lendário jogo de administração de parques de diversão Planet Coaster está agendado para chegar à Xbox One (e PS4) no Verão de 2020. E também o próximo DLC “Return to Jurassic Park” foi anunciado para Jurassic World, chegado ao PC e Xbox One (e PS4) no dia 10 de Dezembro.

Comentários

Comentários