Novidades vindas do Xbox Developer_Direct 24

xbox-developer-direct-1024×576

Embora já soubéssemos que conteúdo seria destacado no Developer_Direct, havia curiosidade pelos quatro projectos apresentados. Estes quatro projectos, são de facto uma desmonstração de boa forma para a Xbox.

Bom, na verdade foram cinco projectos, já que a Xbox “encaixou” jeitosamente Visions of Mana da Square Enix na apresentação. Não parece que tenha sido algo intencionalmente bombástico, mais uma adição de última hora, uma vez que este programa costuma ser dedicado mais a jogos de produção interna ou exclusivos. Seja como for, não foi, de longe, o destaque da noite, sendo esse Indiana Jones and the Great Circle. Para nós, também Senua’s Saga: Hellblade II merece a nossa atenção. Mas, houve mais nesta apresentação e estes foram os jogos apresentados:

(Nota: Por qualquer motivo, a Xbox à hora deste artigo não publicou alguns vídeos individuais dos jogos apresentados. Por esse motivo, publicamos os vídeos capturados de terceiros. Se a Xbox ou os estúdios, entretanto, lançarem os vídeos oficiais, substituiremo-los neste artigo)

Avowed (Obsidian Entertainment)

Pegando na sua experiência em criar novos mundos empolgantes e interacções de elevada qualidade, este novo RPG parece uma mistura entre as tradicionais aventuras de fantasia do estúdio, ricas em história e conteúdo, além de decisões difíceis e diálogos complexos, mas também acção e magia na primeira pessoa, fazendo-nos lembrar por momentos um shooter de magia na primeira pessoa. Pareceu-nos uma aventura interessante, sem dúvida. Mas, honestamente, parece faltar algo para o tornar verdadeiramente memorável. A Obsidian raramente nos desapontou, por isso mais vale esperar pelo Outono de 2024 na Xbox Series X|S, PC e Xbox Game Pass.

Senua’s Saga: Hellblade II (Ninja Theory)

Sem dúvida um dos jogos mais esperados dos Xbox Game Studios, a Ninja Theory parece elevar ainda mais a fasquia com o seu segundo título para Senua, em mais uma demonstração de bastidores para vermos como ideias únicas, uma visão muito concreta da sua história, uma arte irrepreensível e tecnologia de ponta poderão criar uma das melhores experiências gráficas e sonoras que há memória. Apenas esperamos que o combate seja mais aprimorado. Neste vídeo parece-nos que o foco novamente é na história da heroína e os seus medos e psicoses para criar uma experiência singular. A promessa é que será algo mais evoluído do primeiro jogo e esperemos que seja realmente melhor. Agora, tecnicamente… impressionante. Chega a 21 de Maio deste ano à Xbox Series X|S, PC e Xbox Game Pass.

Visions of Mana (Square Enix)

Surpresa, não estava previsto ser apresentado neste evento, a produtora e editora nipónica trouxe uma visão da produção do seu próximo título na longa série de culto, Mana, 15 anos depois a estrear pela primeira vez na Xbox. A nova aventura leva-nos para um mundo semi-aberto à exploração numa nova abordagem à sua jogabilidade clássica. Nota-se uma clara inspiração nos mais recentes Zelda, embora com uma componente bem mais “hack’n’slash”, descrito como um “action RPG”.  Será lançado já neste Verão para a Xbox Series X|S e PC (e também à PS4 e PS5, já agora).

Ara: History Untold (Oxide)

Já lá vai um tempo em que os títulos de estratégia era um género de nicho, obviamente talhados mais para PC. Os tempos são outros e a Oxide quer usar a sua experiência, com ex-produtores experiência em séries como Civilization para criar algo tradicional no género 4X, ao mesmo tempo que pretendem proporcionar algo novo, podendo até reescrever a História. Uma nota interessante para o nível de Prestige do jogador, uma espécie de evolução baseada na avaliação dos feitos em campanha, assim como o sistema de “turnos simultâneos”. Estamos curiosos para ver como isto funciona quando o jogo for lançado no Outono no PC e Xbox Game Pass.

Indiana Jones and the Great Circle (MachineGames)

Claro que os jogos anteriores foram interessantes, mas só queríamos que passassem rápido para chegar ao destaque da noite. A MachineGames apresentou aquele que será o seu próximo grande jogo, depois da sua experiência em jogos de acção. Tudo bem, os últimos filmes não foram consensuais, mas esta é uma franquia incontornável no mundo de entretenimento. A produção está empenhada em trazer algo que faça justiça à herança do salteador de túmulos e, bom, o que foi mostrado parece realmente fantástico. Isto, tanto a nível visual, recriando as feições de Harrison Ford e outros actores conhecidos, como a transmitir a ambiência certa, os visual, a comédia, a exploração, os túmulos, os puzzles, música e a emblemática acção que tornou os filmes tão apetecíveis, tudo na primeira pessoa. Uma aventura épica que não vamos querer perder ainda neste ano em exclusivo para Xbox Series X|S, PC e Xbox Game Pass.

Comentários

Comentários