Novo modelo de comando para a Xbox Series X em detalhe

Xbox2020_Cntlr_TiltedPorts_MKT_16x9_RGB

Depois de termos recebido imensa informação técnica sobre a próxima Xbox Series X, hoje vamos conhecer um pouco melhor o seu elemento de interface. O novo Xbox Wireless Controller parece, à partida, igual ao antecessor. Mas, há algumas diferenças.

Tal como aconteceu na geração anterior, este comando mantém o design geral do modelo original da Xbox One que, por sua vez, era já uma ligeira evolução estética do comando da Xbox 360. Assim, botões e gatilhos são praticamente os mesmos (com uma excepção) e têm praticamente a mesma disposição e distâncias.

Também mantém a tomada jack 3.5mm na base e a operação com pilhas AA (ou bateria compatível) para usar em ligação wireless ou podemos usar um cabo ligado na sua frente. Olhando para este novo modelo, quase não vemos diferenças substanciais. Afinal, o comando Xbox é tido como um dos melhores modelos de sempre nesta indústria e não há muita margem para grandes alterações. Contudo, há algumas novidades interessantes neste novo modelo para a Xbox Series X.

A primeira diferença está no formato dos gatilhos mais reduzido, no arredondamento dos bumpers e no ligeiro redesenhar das pegas. A ideia, segundo o designer Ryan Whitaker em entrevista, é “acomodar os jogadores com mãos mais pequenas“. Também nos gatilhos notarão um padrão anti-derrapagem, algo já visto em alguns modelos de comandos Xbox de edição especial. E também notarão que os botões, D-pad e gatilhos possuem agora um acabamento em matte.

Quem sabe a mudança visual mais notória, está nesse novo D-pad (botões direccionais). Agora apresenta-se como um disco multi-direccional, muito parecido ao comando Xbox Elite. Com esta opção, pretende-se que haja mais controlo direccional e mais conforto para o polegar. Outra importante novidade que parece “inspirada” na consola rival é o novo botão “Share” no centro do comando, uma funcionalidade inédita na marca Xbox para facilitar a partilha de capturas de imagem ou vídeo, que já tínhamos na PS4.

Embora a ligação à consola ou PC continue a ser USB, o protocolo agora é USB-C, garantindo ainda melhores prestações com menores latências usando o cabo para jogar, além de proporcionar carga para baterias ou pilhas recarregáveis no comando. Já que falamos em ligações, este novo comando possui protocolo Bluetooth Low Energy, que permite ligar-se também a dispositivos Android e iOS, contendo memória interna de emparelhamentos.

Resta-nos só saber o preço deste novo comando. Obviamente, será expedido com a nova consola Xbox Series X, mas também será colocado à venda em separado. Como é retrocompatível com os sistemas actuais, inclusive a Xbox One, acreditamos que haja alguma procura.

A Xbox Series X assim como este novo Xbox Wireless Controller partilham a mesma data de lançamento, o próximo Natal.

Comentários

Comentários