Nvidia é (outra vez) a empresa mais valiosa do mundo

Nvidia-Logo-Widescreen-1920X1200

Provavelmente muitos não notaram, mas em Junho passado a Nvidia atingiu uma impressionante marca de valorização de 3.3 triliões de dólares, tornando-se a empresa mais valiosa do mundo. Esta marca foi novamente ultrapassada.

Porque o mercado da tecnologia não pára, eventualmente a Apple acabou por ultrapassada gigante tecnológica, com os seus impressionantes 3.52 triliões de valorização mas a Nvidia acabou de ultrapassar no mês transacto, mais precisamente no dia 25, segundo a agência Reuters, esse valor com 3.53 triliões, ou seja, “só” bastou mais dez mil milhões de dólares.

Porque estes valores parecem um tanto complicados para a maioria, mostramos o número total do valor actual da Nvidia: 3.530.000.000.000$. São muitos zeros de um valor absurdo para a maioria, tanto que até já vimos muita gente a confundir os valores. A Apple não deve estar muito descontente com menos 10 mil milhões de dólares de valorização. Também não será o caso da terceira classificada Microsoft, com os seus “modestos” 3.18 triliões de dólares.

A justificação para esta nova marca da Nvidia é a busca incessante pela Inteligência Artificial e como a Nvidia tem sido pioneira na sua investigação e implementação. A título de exemplo, só a OpenAI, empresa do ChatGPT, investiu mais de 6 mil milhões de dólares na Nvidia, dando um importante contributo para o crescimento actual da empresa de produção de chips e placas gráficas.

Fundada nos anos 90 exclusivamente como produtora de placas gráficas para videojogos, o seu crescimento tem sido estratosférico e não parece ter fim à vista. Ironicamente, esse mesmo negócio das placas de gaming tornou-se nos últimos anos algo secundário para a Nvidia, ao ponto de já não representar nem sequer metade da sua fonte de lucro principal, podendo dar-se ao luxo de as tornar cada vez mais “premium” por inflaccionar cada vez mais o custo destes dispositivos de consumo.

Comentários

Comentários