Nvidia tornou-se na empresa mais valiosa do mundo

nvidia-tegra1

Se achavam que a Apple ou a Microsoft eram imbatíveis na sua valorização, ficarão surpreendidos por saber que uma singela empresa de placas gráficas acabou de as ultrapassar. A Nvidia é agora a empresa mais valiosa do mundo.

Bom, dizer que a Nvidia é hoje em dia “apenas” uma empresa que fabrica placas gráficas é algo diminuidor. Quando foi fundada em 1993 por Jensen Huang, Chris Malachowsky e Curtis Priem, a Nvidia queria apostar na computação gráfica para tentar aproveitar a emergente relevância dos videojogos no PC. Só que não estava sozinha, com dezenas de outras startups a tentar exactamente o mesmo. Ao longo dos anos, várias apostas tecnológicas vencedoras, inclusive um muito oportuno contracto prematuro com a SEGA, deram-lhe proeminência. A par da ATI (agora AMD) foi a única a realmente subsistir. E de que maneira.

Líder incontestada no fabrico de placas gráficas, a linha GeForce GTX e actualmente a RTX, são as placas de referência para gaming, enquanto que as lendárias Quadro são a preferência no mercado profissional. Claro que uma boa parte dos lucros agora registados neste sector em particular, vieram na inacreditável febre pelas criptomoedas, que levaram a uma procura desenfreada de unidades, assim com um empolamento de preços que a Nvidia não se importou nada de “navegar” pelo meio. Ainda assim, o mercado de placas gráficas apenas representa 22% das vendas totais. A Nvidia também tem vindo a apostar em novas tecnologias de computação e redes em vários outros sectores, inclusive na Inteligência Artificial, sendo esses os seus principais activos.

Este sucesso fez a Nvidia atingir os impressionante 3.335 triliões de dólares de capitalização, resultantes de uma incrível triplicação de lucros no anterior ano fiscal. Com este valor atingido ontem, 18 de Junho, a Nvidia ultrapassou as anteriores líderes Microsoft (3.317T) e Apple (3.285T) em valor comercial, tornando-se na empresa mais valiosa de sempre a nível mundial. Não é que Bill Gates ou Tim Cook estejam assim tão descontentes com as suas margens de lucro mas, é um feito destronar estes dois “grandes”, já para não falar que estes três estão acima da Google, Amazon ou Tesla.

A título de curiosidade, certamente já se interrogaram do significado do nome da empresa. Várias empresas de tecnologia escolhem nomes ligados à electronica, como a Microsoft, uma junção das palavras “Microcomputer” e “Software” ou uma sigla como a AMD, que significa “Advanced Micro Devices”. Alegadamente sugerida pelo co-fundador Huang, Nvidia é uma derivação da palavra latina “invidia” que, traduzida, quer dizer “inveja”. Certamente, muita gente sentirá isso nestes dias.

Comentários

Comentários