Online da Nintendo 3DS e WiiU já tem data para terminar

nintendo-3ds-wiiu

Conforme temos falado, a Nintendo tem estado lentamente a descontinuar o suporte para as consolas Nintendo 3DS e Nintendo WiiU. Agora chegou a vez do anúncio da data fim do suporte de jogabilidade online nestas consolas.

O primeiro item a ser descontinuado nestas duas plataformas clássicas foi a sua loja online dedicada, desligada em Março do ano passado. O suporte para jogabilidade online já estava previsto terminar neste ano e agora a Nintendo anunciou quando irá encerrar os servidores. Marquem na vossa agenda para o dia em que deixam de poder jogar os modos multi-jogador e cooperativo online nos jogos, dia 8 de Abril, pelas 12:00 (Hora de Lisboa).

Segundo a Nintendo, não só os modos online dos jogos ficarão impedidos de funcionar, como outras funcionalidades com comunicação online ficarão inibidas, por exemplo quadros de liderança mundial ou interacções com outros jogadores. Será possível continuar a jogar qualquer jogo offline e foi confirmado que o Pokémon Bank e Poké Transporter continuarão a funcionar… pelo menos, por agora.

Esta descontinuidade de funcionalidades, literalmente isolando as consolas para a forma offline, primeiro inibindo a compra de jogos, depois com a inibição de jogar em modos online, faz-nos pensar um pouco sobre a forma como o formato digital mudou tanto a nossa forma de jogar. Embora seja ainda possível instalar jogos digitais nestas consolas, um dia até mesmo essa funcionalidade poderá ser descontinuada.

Tudo tem o seu ciclo, mas há uns anos as consolas, de facto, tinham uma durabilidade muito maior. Imaginem um dia terem de formatar a consola e já não há online possível para descarregar jogos digitais. Duvidamos que a funcionalidade de descarregar jogos já comprados seja removida tão cedo para estas e outras consolas com o online descontinuado. Mas, é inevitável que um dia as empresas decidam que já não vale a pena. O que fará com que estas consolas passem a ser peças históricas paradas no tempo.

Comentários

Comentários