Os problemas de No Man’s Sky continuam
Tido como um dos possíveis melhores jogos do ano, acabou relegado para a categoria de “maior desilusão”. No Man’s Sky enfrenta problemas que nenhuma produtora desejaria enfrentar: O êxodo dos jogadores desapontados e alegações de publicidade enganosa.
Por esta altura, só estranhamos o silêncio aparente da produtora Hello Games. De facto, desde que o jogo foi lançado, não só sofreu com uma bateria de problemas técnicos que não tinham grande justificação, como enfrentou a ira dos jogadores que alegaram “ser enganados” pela produtora, muitas vezes personalizando os ataques na pessoa do confiante director Sean Murray.
Já antes fizemos um artigo sobre a vida atribulada deste jogo e da sua produção. Desde então, porém, apesar dos melhores apelos a compreensão e demonstrações de vontade, a Hello Games fez muito pouco (até agora) para travar a onda negativa em volta de No Man’s Sky. E o resultado está à vista.
De acordo com o site Digital Spy, No Man’s Sky tem uma actual contagem de jogadores no PC um pouco acima dos 2.000 jogadores por hora. Sim, dois mil jogadores em todo o mundo a cada hora. Comparativamente, nos dias perto da data de lançamento a contagem chegava perto dos 200.000. E se lermos algumas das análises de jogadores na página do jogo no Steam, podemos encontrar frases corrosivas numa avaliação global “extremamente negativa” que não parece melhorar.
Mas o pior pode ainda estar para vir, aparentemente. A Autoridade Norte Americana para a regulação da Publicidade, a ASA (Advertising Standards Authority), estará a investigar as alegações de “publicidade enganosa” em volta do jogo. Não há ainda quaisquer informações se as alegações terão base legítima, mas a ASA está a levar a sério as queixas dos jogadores e pode muito bem decidir que o que foi anunciado pela produção antes do seu lançamento quebrou as suas regras de conduta.
De acordo com diversas notícias veiculadas pela Internet, a ASA estará a estudar medidas de coacção que podem resultar na remoção de publicidade paga, sendo até possível que se estendam para publicidades na própria Internet. Outras sanções poderão ainda estar em cima da mesa em caso de provada a violação da lei da Publicidade. E isto apenas nos EUA, por enquanto.
Perante esta investigação oficial e as reacções negativas dos jogadores, além do êxodo que, estamos certos, também afectará a versão PlayStation 4, a Hello Games precisa reagir quanto antes. Pelo menos este é o desejo de todos os que ainda têm esperança neste título.
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