Overkill pede desculpa pelas micro-transacções de PayDay 2

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Já sabem a nossa opinião sobre as micro-transacções. Num autêntico “Pay-to-Win” muitas produtoras estão a apostar em conteúdos de benefício em jogo pagos com dinheiro real. Se algumas produtoras são directas nesse aproveitamente, outras são mais discretas. A produtora Overkill teve a sua aventura por esta nova moda com efeitos indesejados em PayDay 2.

Apesar dos resultados menos positivos, a série PayDay tem a sua legião de fãs. Se ultrapassarem os gráficos sofríveis, os jogadores injustos que nos expulsam imediatamente antes do fim de um roubo para ficarmos com nada depois de termos ajudado todo o jogo ou até das imensas falhas de jogabilidade, até conseguem entender porque muita gente o adora. É um jogo divertido, desafiante e com uma boa carreira para seguir.

A produtora Overkill, a dada altura, decidiu colocar micro-transacções mesmo que em diversas ocasiões a equipa de produtores dissesse categoricamente que o jogo jamais as teria. Em 2013, o produtor Almir Listo escreveu numa resposta a um comentário no Steam que “já deixámos claro que PayDay 2 não terá qualquer tipo de micro-transacções”. Ora, diz o ditado que “pela boca morre o peixe” e foi mesmo isso que aconteceu na actualização do Black Market de Outubro. Se quiserem abrir uns cofres de loot aleatório, precisam adquirir berbequins que são comprados com dinheiro real. Uma forma jeitosa e subtil de integrar essas micro-transacções que “nunca” viriam.

Ora, a fiel comunidade, sobretudo no PC, não se ficou e fez recordar a Listo e companhia das suas célebres palavras. Mesmo depois da empresa se ter tentado explicar através do Reddit que tudo não passa de “valorização comercial” e que é “baseada em estatísticas”, a comunidade sente-se injustiçada, uma vez que, tal como acontece com CounterStrike muito do loot comprado é passível de ser vendido ou trocado na Steam Workshop. Quem jogou todo este tempo, comprou passe de época ou apostou nos DLC vê o seu investimento sem sentido, uma vez que a Overkill quer continuar a ganhar dinheiro com reedições (Crimewave Edition) mais futuro DLC pago e agora as micro-transacções.

Logicamente, o que se gerou foram alguns meses de caos e discórdia com imensos emails e mensagens de protesto e apelo ao boicote ao jogo, além de uma “greve” decretada pelos moderadores voluntários do fórum do jogo na plataforma Steam.

Perante a fúria e perda de fidelidade de muitos jogadores, a Overkill finalmente acabou por ceder e emitir um pedido de desculpas, novamente no Steam, desta vez na página de mensagens e novidades do jogo. “Fizemos muitas coisas certas no passado”, diz Almir Listo numa mensagem franca, “mas nestas passadas semanas estragámos tudo”. Listo diz que nas últimas semanas “os jogadores ficaram irados connosco, a imprensa escreveu sobre nós em massa e os nossos moderadores entraram em greve. Por todos os problemas que vos causámos nas passadas semanas, queremos nesta ocasião dizer que pedimos desculpa”.

Adicionalmente, três dos moderadores voluntários foram convidados a ajudar a equipa a perceber onde erraram com um vídeo de 2 horas disponível no link do comunicado. Com a promessa que iriam melhorar o mais rápido possível, muitas das ideias dos moderadores e da comunidade estão a ser consideradas para futuras actualizações. Também novo suporte para Modders, actualizações de conteúdo e novas recompensas estão previstas. Tudo para fazer com que a comunidade volte a apreciar tanto o jogo como a sua interacção com produtora.

Sobre a micro-transacções em si, pelos vistos, nada de novo. A Overkill, ao que tudo indica, deverá mantê-las e não deverá alterar a sua política futura no que respeita a conteúdo pago. Por isso, mesmo com o pedido de desculpas e o manifesto gesto para tentar reactivar o interesse junto da comunidade, os comentários a esta mensagem no Steam estão ainda crivados de palavras de discórdia, insultos e uma promessa que não voltam mais ao jogo.

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