Overwatch 2 não é bem recebido pelos jogadores no Steam

overwatch2s

Embora Overwatch 2 já cá esteja há alguns meses, só agora chegou ao Steam na versão PC, sendo o primeiro título da Blizzard nesta plataforma. Contudo, essa estreia não correu da melhor forma.

Até hoje, qualquer análise pública deste título chegou aos jogadores por meio de críticos e sites da especialidade, como o nosso. Obviamente, a comunidade online também se fez ouvir em fóruns e redes sociais. Contudo, faltava o infame escrutínio das meta-análises do Steam.

Tudo bem, em sites como o MetaCritic a avaliação dos fãs já era francamente baixa mas, as meta-avaliações do Steam sempre foram alvo de maior atenção. Até porque este é o jogo na vanguarda desta nova aposta mais abrangente na distribuição de jogos PC nesta plataforma. Convinha que a estreia fosse do agrado dos jogadores, lançando a “corda” para os restantes títulos da produtora e editora.

Sem surpresa, à hora deste artigo, das mais de 25000 análises registadas, o “shooter” free-to-play já conta com mais de 21000 análises negativas, recebendo já a classificação “Extremamente Negativa”. Claramente, os jogadores focam-se na forma como a produção tem vindo a tratar o jogo, especialmente no que toca a opções pouco consensuais, como ter personagens bloqueadas pelo Premium Pass, por exemplo.

Contudo, a principal crítica é um chamado de “cash grab” com as novas missões “Invasion”, lançadas além do passe de época Premium, tendo de ser compradas em separado, para aquilo que a Blizzard chama de “maior adição de conteúdo de sempre para o jogo”. No fundo, dizem os jogadores, ser chamado de “free to play” é enganador, se grande parte do jogo tem de ser comprado.

O que fica no ar, é que a maioria dos comentadores são jogadores veteranos que aproveitaram a oportunidade de finalmente se expressarem numa plataforma tão popular, aproveitando também para lançar a farpa nesta nova investida da Blizzard. Infelizmente, também há comentários só para acompanhar a opinião geral, porque todos sabemos que há pessoas que “só querem ver o mundo a arder”.

De facto, apesar da nossa análise ter sido relativamente positiva, não deixámos de contestar a opção de “absorver” o primeiro Overwatch neste novo título, dando a sensação que era mais um “reboot” com uma expansão acrescentada, que outra coisa.

Por outro lado, muitas das mudanças vieram alterar demasiado a jogabilidade que tantos aprenderam a gostar, como a redução de 6vs6 para 5vs5 nas partidas e os imensos ajustes e alterações nas personagens, criando fossos de performance consideráveis.

Overwatch 2 está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC. O primeiro Overwatch foi encerrado como jogo individual, sendo incluído como conteúdo nesta sequela com todos os mapas e personagens originais mas com as alterações introduzidas pelo segundo jogo.

Comentários

Comentários