Parece que The Elder Scrolls VI não chegará à PlayStation
Quando a Microsoft adquiriu a Bethesda, ficou logo bem claro que, doravante, as consolas Xbox (e PCs) passariam a ter preferência para futuros projectos da produtora. Então e o próximo The Elder Scrolls VI, chegará à PS4 ou PS5?
Embora nunca houvesse um comunicado oficial a indicar textualmente que mais nenhum jogo da Bethesda chegaria às PlayStation, o prenúncio chegou com a indicação que Starfield era um projecto inteiramente dedicado à Xbox e PC, deixando de lado a PlayStation 5.
Eventualmente, o exclusivo Deathloop foi lançado nas consolas da Sony, honrando o acordo estabelecido antes da aquisição pela Microsoft. E, ao que parece, o suporte actual a jogos já lançados nas PS4 e PS5 manter-se-á. Agora, no futuro, parece que há um grande “divórcio” anunciado.
É perfeitamente discutível se esta é uma estratégia saudável, subitamente restringir franquias de longa data a uma só plataforma. Especialmente se durante anos reuniu fãs também nas consolas PlayStation. Contudo, bem sabemos que esta é uma prática comum para estúdios de produção interna e, bom, a Bethesda é agora um estúdio Microsoft. Porque é que seria diferente?
Segundo disse o patrão Phil Spencer numa entrevista ao site GQ, “para que [The Elder Scrolls VI (e outros jogos)] esteja na Xbox, quero que seja capaz de trazer o pacote completo de tudo o que temos”. O que isto significa é que espera que os jogos tirem pleno proveito das plataformas completas da Microsoft (Xbox Game Pass, Xbox Game Cloud, Xbox Live, etc) optimizando-se nelas.
O que deixa antever que não está previsto a expansão para outras plataformas como a PlayStation 5. A ideia, diz Spencer, “não é punir qualquer outra plataforma”, embora todos saibamos que qualquer jogo exclusivo acaba por fazê-lo directa ou indirectamente. Pode ser que tudo não passe de uma “suposição” baseada nas palavras vagas de Spencer, mas esta objectividade leva a crer que, de facto, TES VI não chegará à PS5.
Os fãs da marca PlayStation certamente fazer-se-ão ouvir. Afinal, uma boa parte dos fãs jogaram algum The Elder Scrolls nesta plataforma, em especial Morrowind e Skyrim, dois dos maiores sucessos de sempre da franquia. A confirmar-se, seria um duro golpe para os “PlayStationers”. Resta-nos esperar por uma confirmação oficial.
Comentários