Pelo segundo fim de semana consecutivo, Helldivers 2 continua a falhar

helldivers-II (1)

Este é um caso claro de “excesso” de sucesso. Helldivers 2 continua a lutar com problemas de ligação desde o primeiro dia. Uma semana depois, continuar a não ser possível jogá-lo na sua plenitude. A culpa é do seu sucesso.

Só no Steam, o jogo conta com um ápice de mais de 400 mil jogadores simultâneos (via SteamDB), tornando-se no port para PC mais bem sucedido dos PlayStation Studios. Considerando que o jogo anterior dos Arrowhead Game Studios, exactamente o antecessor Helldivers, apenas teve um pico de actividade na ordem dos 6000 jogadores no Steam, não é que a produção antevisse um sucesso tão avassalador. E ainda falta considerar a actividade na PlayStation 5, claro.

No entanto, é uma incógnita o que é que tantos jogadores estariam a fazer em jogo neste fim-de-semana. É que, apesar da produtora ter anunciado que tinha elevado (pela terceira vez) a capacidade dos servidores para acomodar um novo máximo (450 mil jogadores), continuam a haver problemas de login que impossibilitam os jogadores de sequer entrar em jogo.

Por outro lado, já lá vão umas quantas patches para o jogo e não há meio de corrigir a instabilidade geral. O problema reportado da perda de itens de progresso parece mitigado, mas outros problemas continuam pendentes. Pior, um novo problema foi encontrado pela produtora neste fim-de-semana, levando-a a tomar a decisão controversa de desligar completamente o “matchmaking”, algo que ainda se verifica à hora desta notícia.

Nas poucas publicações e anúncios oficiais da Arrowhead, é dito que o problema está no número avassalador de jogadores a tentar jogar, criando problemas de saturação nos servidores. Contudo, nas redes sociais são vários os comentários dos jogadores que afirmam que os testes de saturação deviam ter sido feitos antes do lançamento. Há até muitos jogadores a chamar o jogo de “embuste” porque, sendo um jogo online, não é tecnicamente possível jogar realmente online.

Para “compensar” os jogadores, a Arrowhead lançou uma campanha de 50% mais XP e diminuiu a dificuldade dos modos de defesa planetária no nível médio. Ainda assim, aumentou a dificuldade nos níveis mais altos, respondendo a críticas que seria “demasiado fácil”. Não é que seja realmente possível testar se estes ajustes são eficazes, se nem todos podem jogar e o matchmaking não funciona de todo. Aliás, vários jogadores queixam-se que nem sequer com os amigos conseguem jogar, o que é ainda mais desapontante.

Na nossa análise, dissemos que Helldivers 2 tem “as suas pequenas falhas nas suas lógicas, como sendo meras “excentricidades”. Mas, o pior foram mesmo estas suas questões técnicas. Já na altura dissemos que o jogo tinha “falhas no matchmaking e crashes”. Se tivéssemos de o analisar hoje, provavelmente a avaliação seria ainda pior.

Não é, de facto, a melhor forma de lançar um jogo inteiramente online. É de louvar a paciência da comunidade, especialmente comparando com outros jogos de lançamento incerto, como Payday 3 que perdeu quase toda a sua comunidade, também depois de graves problemas no online.

Comentários

Comentários