Plague Inc. proibido na China no meio do caos causado pelo COVID-19

PlagueInc

No meio de tanta confusão e desinformação causada pelo surto epidémico do novo Coronavírus, a China tem implementado medidas extremas de contenção. O que inclui inibição de actividades e quarentenas… mas agora também inibição de vendas.

A vítima neste caso é o jogo Plague Inc. Para quem não conhece, este é um jogo simples que simula a criação e alastramento de doenças pandémicas por todo o mundo. É extremamente simples e pouco realista mas é, alegadamente, baseado em estudos reais sobre a proliferação de doenças a nível mundial. Não é o único jogo com esta oferta, mas é o mais famoso, sem dúvida.

Ora, por causa de algum alarmismo infundado, como se um jogo pudesse influenciar estas questões, na China Plague Inc. foi removido na semana passada da App Store (dispositivos móveis Apple) e nesta semana também na página Chinesa do Steam. A explicação das autoridades Chinesas, não podia ser mais críptica.

Segundo as autoridades de Pequim, o jogo foi removido por conter “conteúdo considerado ilegal na China”. Contudo, nem a produtora Ndemic Creations sabe muito bem que “conteúdo ilegal” é esse. Essa ilegalidade foi decretada pela Administração do Ciberespaço da China e a produtora defende-se dizendo que o elemento educacional do jogo até já tinha sido reconhecido por organizações internacionais.

Contudo, a Ndemic reafirma que Plague Inc. “é só um jogo e não um modelo científico”. O surto do Coronavirus “é uma situação real que causa impacto num número elevado de pessoas”, disse o estúdio, recomendando aos jogadores que “obtenham informação directamente das autoridades locais e globais”.

Esta remoção, note-se, surge depois do jogo obter bastante interesse por causa do COVID-19. Embora já existisse muito antes desta epidemia, o jogo tem subido nos tops de vendas nas várias lojas, sobretudo na versão mobile. Embora muitos jogadores entendam o valor didáctico e lúdico deste título, entende-se que algumas pessoas possam levar o seu conteúdo um pouco a sério demais.

O que é mesmo sério é mesmo o Coronavirus ou COVID-19. São já mais de 90000 casos reportados em todo o mundo, felizmente com uma taxa de recuperação acima dos 50%. A maioria dos casos de contágio continua a acontecer na China, pelo que o governo local estará a tentar conter a opinião pública e o alarmismo social.

À hora desta notícia, em Portugal dos quase 80 casos suspeitos, três deram positivo e um outro está ainda aguardar contra-análise para confirmação. Vários eventos relacionados com os videojogos estão a ser adiados ou cancelados para evitar tornarem-se focos de contágio. As organizações de saúde a nível mundial recomendam evitar aglomerações de pessoas, lavar frequentemente as mãos, evitando levá-las à boca, nariz ou olhos e evitar mesmo o contacto físico com outros.

Nunca é demais recordar que, em caso de existência dos sintomas básicos (tosse, febre e dificuldades em respirar), devem contactar em Portugal o Serviço Nacional de Saúde via SNS24 no número 808 24 24 24.

Comentários

Comentários