PlayStation recua na obrigatoriedade de ligar contas em Helldivers II

helldivers-2-intro

A reacção foi evidente, os fãs não gostaram do anúncio que destacámos na semana passada que passaria a ser obrigatório no PC ligar ou criar uma conta PlayStation Network em Helldivers II. A Sony PlayStation ouviu as reclamações.

Desde o arranque do jogo, ligar a conta PSN foi algo opcional. A ideia até seria tecnicamente interessante, uma vez que a Sony justificou este esta ligação serviria para proteger os jogadores e oferecer mecanismos de moderação e banimento para quem se porte mal. Contudo, além de adicionar uma camada adicional de “login” no PC, sendo já necessário fazê-lo na plataforma Steam, a PSN não existe ou está restrita em vários países. O que significaria que, após terminar este período de transição, alguns jogadores ficariam sumariamente impedidos de jogar.

Durante o fim de semana, a reacção da comunidade PC foi impressionante, com o jogo ser “review-bombed” no Steam, com milhares de meta-análises negativas, cujo o único conteúdo era o protesto contra a decisão da Sony. Mais que isso, em jogo notou-se uma notória redução de jogadores online, havendo mesmo áreas de jogos com umas poucas centenas de jogadores disponíveis, algo que seria impossível há uns dias atrás. Numa semana em que estreia um novo “Warbond”, vendo um fim-de-semana tão pouco participado, parecia o início do fim para o sucesso deste jogo. Felizmente, a Sony recuou nesta decisão:

São óptimas notícias, sem dúvida, garantindo que os jogadores não ficarão sem acesso ao jogo nos dias previstos. Contudo, também deixa no ar a pergunta se a Sony não estudou bem a situação para reconhecer que isto poderia muito bem acontecer. Se a PlayStation Network não está, de facto, disponível em vários países do mundo, na verdade em menos regiões que o Steam, porque é que o jogo estava disponível nessas regiões via Steam se haveria uma ligação de contas? Tiveram de ser os jogadores a constatar o óbvio e protestar para fazer a empresa ver a realidade.

Protestos que, já agora, foram absolutamente exagerados. Desde insultos aos produtores a pedidos de boicote, só o servidor de Discord oficial do jogo foi suficiente para gerar uma onda de protestos que quase bloqueou o serviço. A dada altura, a própria produção dos Arrowhead Game Studios teve de remeter os protestos e reclamações para a própria Sony, inclusive sugerindo que os jogadores se manifestassem na plataforma Steam, o que terá levado ao tal “review bomb” que mencionámos acima. De facto, a decisão foi da própria Sony de tornar a ligação obrigatória, algo que até já estava implícito nos detalhes do jogo mesmo antes do seu arranque.

Comentários

Comentários