PlayStation VR2 poderá não atingir as expectativas
Como em qualquer lançamento tecnológico, a Sony Interactive Entertainment espera alcançar boas vendas com o PlayStation VR2. Contudo, parece que as expectativas não são tão elevadas como esperado.
Com detalhes técnicos de qualidade e um bom lote de jogos disponíveis, está tudo alinhado para que o PSVR2 tenha as condições necessárias para brilhar. Contudo, estar confinado para uso exclusivo numa consola que não goza de particular abundância no mercado, condiciona logo a sua procura. E é lógico que o preço de 599,99€ (PVP recomendado) ou 649,99€ no bundle com Horizon: Call of the Mountain é capaz de ser o elemento mais restritivo desta possível compra.
Por outro lado, é discutível se se justifica mais um investimento tão dispendioso nos tempos economicamente difíceis que correm. O jogos da plataforma são, digamos, “bite-size” (nem todos, mas a maioria) e é preciso comprá-los em separado. E ainda temos de equacionar que, quem quer mesmo VR, não o procura propriamente numa consola de jogos, havendo imensa oferta no PC. Aqui será um investimento mais caro em alguns casos mas tem claramente mais opções de uso.
Embora não tenhamos ainda os números (e duvidamos que os tenhamos tão depressa) também o recentemente lançado comando DualSense Edge tem uma etiqueta de preço elevada para a maioria (239,99€) para um acessório de uma consola, já de si, com um PVP também algo elevado.
Estes são dois artigos Premium, é verdade. São opcionais só para que quiser, com muita qualidade potencial ou, pelo menos, com aquela que se pede numa nova geração de hardware. No entanto, juntando tudo isto, fica claro que, talvez o sucesso do dispositivo fique algo condicionado.
E, a julgar por um recente artigo do site Bloomberg, parece que a adesão ao PSVR2 desaponta o próprio executivo da Sony. Segundo as fontes do site, a empresa terá emitido uma nota que dá conta de um “desapontamento” pelas encomendas registadas, com uma redução para umas 1.5 milhões de vendas totais previstas, quando teria cerca de 2 milhões de unidades produzidas. Poderá ainda ser um sucesso de vendas, notem, apenas aquém do que era desejado pela empresa.
Contribuindo bastante para algum aumento (ou redução) nestas encomendas, serão as análises públicas ao hardware. Não apenas dos sites de entretenimento e especialistas de hardware, entidades que a SIE selecciona para promover o dispositivo, mas dos próprios utilizadores que eventualmente o comprem. É que, até à data, o que sabe do PSVR2 foi apenas partilhado pela própria Sony. É preciso alguma opinião, porque também deve haver muita gente na expectativa.
E é bem possível que essas avaliações demorem ou nem aconteçam com a devida quantidade de opiniões, para amostragem ampla. A julgar pelo que aconteceu com o DualSense Edge, porém, é possível que essas análises antes do lançamento ou durante, sejam novamente limitadas a um punhado de opiniões, nem sempre representativas da qualidade do produto, como vimos que pode acontecer no caso da duração da bateria deste comando.
Veremos o que irá acontecer quando o PlayStation VR 2 for lançado a 22 de Fevereiro de 2023. A anterior geração PSVR foi um relativo sucesso, muito por causa da popularidade da PS4 e também do seu preço reduzido. Nós gostámos da experiência nessa altura. Vejamos se teremos a mesma apreciação e… oportunidade.
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