PlayStation VR2 supera vendas da geração anterior
A Sony Interactive Entertainment anunciou que o PlayStation VR2 superou a geração anterior em quase 10% no número total de vendas. O que é um feito, se considerarmos tudo o que “joga” contra si.
Até ao início do passado mês, a SIE reporta que vendeu mais de 600 mil unidades do dispositivo de realidade virtual para a PlayStation 5. O que supera em mais ou menos 8% as vendas do primeiro PSVR. Considerando que o dispositivo foi lançado a 22 de Fevereiro, é uma marca interessante se tivermos em conta que é um dispositivo premium.
É que, além de terem de desembolsar 600€ pelo dispositivo, precisam ter uma consola PS5 (mais 500€) e ainda comprar cada jogo a preço regular (cerca de 70€, dependendo do título). Por outro lado, nas suas primeiras semanas o stock de dispositivos foi quase nulo, com a Sony a batalhar para distribuir mais unidades.
A nossa passagem pelo PSVR 2 não foi muito positiva, tendo muito pouco contacto com a plataforma devido a contingências da SIE Portugal. Demos a nossa opinião, positiva quanto à tecnologia lá dentro mas deixámos reservas quanto ao seu timing e preço elevado. Ainda hoje consideramos um artigo perfeitamente inócuo na oferta geral da Realidade Virtual. Sem dúvida, uma boa experiência na PS5 mas nada que não se faça melhor noutros lados.
Porque ao visitarmos as lojas nos dias de hoje e vemos tantas caixas de PSVR 2 nas prateleiras, achámos sempre que foi um produto um tanto ignorado pelos fãs. Por outro lado, não temos visto grandes títulos planeados para o dispositivo, apenas algumas adaptações de outros títulos RV e outros ports. Assim sendo, foi com alguma surpresa que vimos este anúncio da Sony.
Mas, por mais que venda relativamente bem, está claramente abaixo das expectativas da própria SIE. Recordamos que o plano original era produzir dois milhões de unidades até Março deste ano, destes esperava vender 1.5 milhões nos primeiros meses. A empresa mostrou-se descontente com as pré-reservas e os analistas concluíram mesmo que o dispositivo precisava de cortar no preço.
A marca das 600 mil unidades é, portanto, agridoce. Por um lado, supera o primeiro PSVR nos seus primeiros meses de vendas. O que não é assim tão interessante se considerarmos que o primeiro PSVR era uma novidade completa, muito limitado na performance e, de certa forma, uma experiência barata. Por outro, não atinge as expectativas anunciadas antes do lançamento. Aliás, esta marca pode até ser o pico de vendas, correndo o risco de vender muito menos nos próximos meses. A não ser que o preço desça e hajam mais mãos a espalhar influência… veremos.
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