Popularidade de Suicide Squad ao nível de Gotham Knights no Steam

suicide-squad-kill-the-justice-league (1)

Não é novidade que Suicide Squad: Kill the Justice foi desapontante, até para a sua editora. Também não é novidade que Gotham Knights foi ainda mais desapontante… No Steam, porém, não parece haver distinção.

Já sabem que falar de audiência para um jogo baseando-nos numa só plataforma, é sempre injusto. Usar apenas o número de jogadores do Steam, sabendo que os números das consolas estão em falta, nunca será uma amostragem completa. Contudo, temos de considerar que o Steam é a plataforma mais popular do PC, o que nos dá uma boa noção do que será a popularidade de um jogo. Por outro lado, muito raramente temos um real vislumbre das audiências das consolas. Ainda assim, tirando alguns ports mais falíveis, se as versões são iguais, a popularidade do Steam é uma óptima forma de “medir o pulso” da actual adesão total dos jogadores à oferta.

Na nossa análise a Suicide Squad, ficámos com uma boa sensação do jogo, apreciando a sua acção cooperativa, registando alguns momentos altos e prevendo que a Rocksteady pudesse melhorar a oferta geral, acrescentando ao seu “end game” muito mais “material”. Quanto a Gotham Knights, porém, a nossa apreciação não foi tão boa, falando na nossa análise como “a concepção deste jogo deixa muito a desejar, tanto no plano narrativo, como na jogabilidade e, sobretudo, na implementação técnica.” De um modo geral, achámos o jogo da Rocksteady superior. Com histórias separadas, a jogabilidade até é algo semelhante no conceito, mesmo passados em universos distintos da DC Comics mas, para nós, há uma maior qualidade em Suicide Squad, especialmente a nível de futuro.

Contudo, os fãs parecem tão mal impressionados com o último jogo, como o anterior. De acordo com o site SteamDB, Suicide Squad atingiu no Steam uns pouco impressionantes 575 jogadores nas últimas 24 horas, enquanto que Gotham Knights se ficou pouco abaixo nos 544 jogadores nas últimas 24 horas. Aliás, em alguns momentos do dia, é bem possível que os jogadores actuais de Suicide Squad estejam mesmo abaixo. À hora desta notícia, estão 301 jogadores neste título, contra 319 em Gotham Knights.

Uma coisa é certa, nem um, nem outro jogo parecem atrair jogadores na quantidade desejável, contendo uma acção pouco esclarecida e um “end game” pouco compensador. É inacreditável que séries como as da DC Comics ou da Marvel possam sequer antever que um jogo nos seus universos não sejam bem sucedidos. Mas, acontece. E notamos um padrão muito óbvio quando as produções decidem apostar em personagens secundárias ou menos preponderantes. Um novo jogo com Batman ou Superman no papel principal vindo da Rocksteady, se tivesse a mesma qualidade e atenção ao detalhe, apostando na mesma jogabilidade premiada de Batman: Arkham, provavelmente seria um sucesso bem maior.

Comentários

Comentários