Próximo Battlefield abandona especialistas e sessões com demasiados jogadores
Entre os vários erros técnicos cometidos por Battlefield 2042, sem dúvida a opção de usar especialistas “heróis” está no topo do que os fãs menos gostaram. Esta e outras opções desse jogo, porém, não serão usados no próximo Battlefield.
Foi, talvez, um “ímpeto” do momento para a DICE, achar que podia mudar paradigmas, por copiar os jogos do momento. O problema é que mudou demasiados elementos da jogabilidade, inclusivamente elementos que tornavam Battlefield tão único. Usar personagens “heróis” com habilidades únicas foi só um dos problemas. Com isso, eliminou as célebres classes de unidades, algo que mais tarde teve de reimplementar à pressa.
Também o seu tema surreal e futurista, com algumas armas “inventadas” e pouco lógicas, foi algo divisor. E ainda outro elemento que causou problemas foi a demente ideia de criar sessões de 128 jogadores (64vs64) que, claramente, não funcionaram, não só a nível de falta de jogadores para preencher sessões, como a dimensão dos confrontos se tornou insana.
Os fãs, claramente, não gostaram de nada disto mas parece que a produção tomou as notas certas. BF 2042 tinha várias outras questões mas, pelo menos estas não são para continuar. Foi o próprio “patrão” da EA, Respawn e do projecto Battlefield que o confirmou ao site IGN. Vince Zampella explicou a inspiração para o próximo jogo foi mesmo onde a série melhor brilhou, com Battlefield 3 e Battlefield 4, desejando voltar ao que fez desses dois dos jogos mais memoráveis na história dos shooters de acção.
A palavra de ordem, segundo Zampella, é mesmo a “diversão”, desenhando algo que seja igualmente, mas regressar ao modelo de 128 jogadores foi posto de lado. E sabendo o que os fãs pretendem, também regressarão as célebres classes de jogadores, num tema de guerra moderna. No fundo, como diz Zampella adiante, a ideia é “expandir as ofertas (de jogo) que mais entregaram” ao longo do tempo.
É bom que o próximo Battlefield seja mesmo um êxito. A série tem estado é sério declínio desde Battlefield 4, sendo discutível se até o bem sucedido Battlefield 1 foi um real sucesso, porque Battlefield V e Battlefield 2042 claramente não foram. A tal ponto que a conotação de outros lados é que a franquia não consegue acompanhar a concorrência. A Electronic Arts parece estar apostar forte no próximo jogo, inclusive trazendo vários estúdios para criar uma sinergia de produção sem precedentes.
Comentários