Relatório toma o pulso das finanças da Sony PlayStation

PS5Logo

Que a Sony Interactive Entertainment está a passar um bom momento não deve ser surpresa para ninguém. Tanto a consola PlayStation 5 com os seus periféricos e os jogos de produção própria lançados são enormes sucessos notórios.

Avança a SIE que esta divisão da Sony facturou uns impressionantes 5,9 mil milhões de Euros no segundo trimestre deste ano fiscal, representando 32% de crescimento no mesmo período homólogo do ano fiscal anterior. Desde valor, o lucro “ficou-se” nos 303 milhões de Euros, que representa um aumento de 16% no período homólogo, mas ainda aquém dos lucros apresentados em 2021, 2020 e 2019. Culpem a crise financeira actual que só agora parece mostrar intenções de recuperar.

Para estes valores, contribuíram as vendas da consola PlayStation 5, registando mais 4,9 milhões de consolas vendidas nesse trimestre, um aumento de 48% desde o período homólogo, muito graças ao aumento de produção que Sony foi obrigada a fazer pós-pandemia. Com este aumento de vendas, a consola está agora com 46.5 milhões de consolas vendidas no total. E mais vendas serão adicionadas neste terceiro aniversário da consola, em particular com as próximas com a nova PS5 “slim” a chegar a partir de amanhã (inclusive com um bundle com Call of Duty: Modern Warfare III). A confiança que a consola será bem sucedida é tanta que a Sony espera ultrapassar os 25 milhões de unidades vendidas neste ano fiscal.

Noutros lados, os serviços online, que incluem, obviamente, o PlayStation Plus, também registaram valores positivos, com cerca de 823 milhões de Euros, aqui talvez justificado pelo aumento do preço nas variantes de subscrição. No demais software, incluindo jogos, a Sony informa que as vendas nas duas consolas PS4 e PS5 ultrapassaram as 67 milhões de unidades, um aumento de mais 4% que no período homólogo do ano fiscal passado.

Para este crescimento na venda de jogos digitais, contaram os jogos de produção interna, com especial destaque, claro, para Marvel’s Spider-Man 2. Além de ser tornar o jogo que mais rapidamente vendeu na história da PlayStation, nos seus primeiros 11 dias de vida a SIE reporta que já vendeu 5 milhões de unidades em todo o mundo. Recordem aqui a nossa análise àquele que pode muito bem ser o jogo do ano.

Comentários

Comentários