Removidas microtransacções de Star Wars Battlefront II
A nossa análise ainda nem tinha aquecido o lugar e já tivemos uma boa notícia relacionada com uma das questões menos positivas do jogo. A DICE e a Electronic Arts desactivaram as microtransações de Star Wars Battlefront II. A comunidade, afinal, tem poder.
Como é que é possível que um esquema financeiro destrua um bom jogo em potencial? Simplesmente se não tiver em conta que o um jogo é um elemento de entretenimento, acima de um produto lucrativo. Na análise, dissemos que o esquema encontrado pela EA não era muito justo, podendo um jogador investir com dinheiro real para ter vantagem no jogo, adquirindo cartas Star mais poderosas com pouco esforço no jogo em si.
Numa manobra algo inesperada, durante esta madrugada a EA acabou por recuar neste esquema comercial. O comunicado desta decisão surgiu numa mensagem na rede social Twitter, onde o director da DICE Oskar Gabrielson indica que “nunca foi a sua intenção” criar os problemas de injustiça causados pelas microtransacções.
Today, we turned off in-game purchases for #StarWarsBattlefrontII. The game is built on your input, and it will continue to evolve and grow. Read the full update: https://t.co/asGASaYXVp pic.twitter.com/vQSOmsWRgk
— EAStarWars (@EAStarWars) November 17, 2017
Ou seja, a partir desta madrugada, deixou de ser possível comprar Cristais através das lojas PlayStation, Xbox ou Origin. Esta é uma medida temporária, até que a produção se dedique a aprimorar o seu esquema financeiro. Parece-nos que desde a Beta que a produção anda um pouco à deriva com estas microtransacções, reagindo sempre que a comunidade se queixa e não parecendo muito segura nos seus planos.
Por outro lado, se lerem a nossa opinião do jogo, estas microtransacções são apenas um dos vários problemas do jogo. Se calhar, o que afectará mais o jogador comum nem serão as cartas Star que outros podem comprar, mas o fraco incentivo a progredir na carreira online, aliado à falta de modos de jogo mais diversificados. Segundo a informação na mensagem, a progressão também é alvo da sua intervenção.
A nosso ver, como ficou bem claro, o potencial do jogo está lá, sendo absolutamente deslumbrante e cheio de ganas de ser maior e mais versátil. Vejamos como a DICE e a Electronic Arts vão reagir e melhorar o seu jogo nos próximos dias. Notem que este título só hoje foi lançado a nível mundial e já está envolto em polémica.
Comentários